sábado, 8 de setembro de 2012

40ª CORRIDA DUQUE DE CAXIAS


CONQUISTEI MINHA 36ª MEDALHA!
Foi neste último domingo, 02/09/2012 na 40ª Corrida Duque de Caxias, num percurso de 8.620 km, na qual fiz o tempo oficial de 00:52:02 e no meu cronômetro 51:01:81. Confira o resultado oficial neste link.

Resultado oficial


 417
145
WALACE NELLO RODRIGUES SERODIO
0
M
M0099
-
00:52:00
AL BACELAR
0
M
-
419
113
VALTER BARBOSA DO NASCIMENTO JUNIOR
0
M
M0099
-
00:52:14
28°BC


 A Corrida Duque de Caxias, promovida pelo Comando da 6ª Região Militar, tem como objetivo incentivar a prática de corrida dentro do mais sadio propósito do congraçamento entre civis e militares, além de estimular, no seio da comunidade, a prática de atividade física como fator importante para a manutenção do bem estar. Em 2012, a Corrida Duque de Caxias completou 40 anos de existência – a mais antiga do Nordeste – e nesse período tornou-se um dos maiores eventos do atletismo baiano figurando como uma das melhores corridas de rua.


Foi a segunda vez que participei dessa prova. Na 39ª, realizada no dia 21/08/2011, fiz o tempo de 1h:01m, mas o percurso foi de 10 km. 

Este ano me inscrevi sem ter certeza de que iria participar. No dia 31/08/2012 meu filho mais velho, Mark Robson, iria se submeter a uma cirurgia de grande porte (bariátrica), de modo que poderia ser que o mesmo ainda estivesse internado. Graças a Deus tudo transcorreu maravilhosamente bem, de modo que ele teve alta hospitalar no dia seguinte e pude participar do evento, que tem a vantagem de se realizar bem próximo de onde resido, no Colégio Militar do Exército. 

Como no mesmo dia tinha a Corrida da Longevidade, promovida pelo Bradesco, que atraiu mais corredores, esta ficou um pouco esvaziada e inclusive não tive o apoio do meu Clube de Corrida, o Sport Run Club, que não se fez presente com sua tenda.

Como é meu costume, procurei chegar cedo, de modo que fiz a retirada do chip sem nenhum atropelo. Instantes depois encontrei pela primeira vez com a corredora e amiga do Facebook, Terezinha Amorim, que estava acompanhada de seu esposo, o qual também tive o prazer de conhecer. Em seguida chegaram os amigos gaúchos, Oliveira Edis Nei e Chris Herbele (blogueira), bem como o maratonista e também blogueiro Samuel Moreira, de modo que juntos fizemos as fotos abaixo.


Do Sport Run Club, somente eu e a colega Luzia Bastos estivemos presentes, conforme registros nas fotos a seguir.
Luzia e sua filha Carol
 Com Luzia e seu esposo Reinaldo
Como já se aproximava a hora da largada eu e Luzia saímos para fazer um breve aquecimento pelo belo gramado do campo de futebol, quando fui reconhecido pelo amigo do Facebook, Tecio Carvalho, que se aproximou e fez questão de cumprimentar-me. Com grande satisfação por ter conhecido pessoalmente mais um amigo corredor, fizemos as fotos a seguir para aquele momento ficar registrado.













































Com Luzia e Tecio carvalho
Também encontrei com o maratonista e velho conhecido das pistas, Antônio Everton Lopes de Araújo, presente na foto abaixo (ao meu lado).


Depois de um breve alongamento comandado pelos organizadores do evento, foi feito o chamado para todos se dirigirem para o local da largada. Na concentração encontrei com o amigo e o mais veterano dos corredores que conheço, José Barros Amorim, que no auge de seus 76 anos ainda dá um show nas pistas. É sempre muito bom registrar esses momentos.
 Dolmar dos Santos e José Barros de Amorim
Tive o prazer de encontrar também com a Tenente Aline Rodrigues, que já fez parte do nosso grupo de
corrida.













Luzia e Aline












 Com Luzia e Aline

Chegou então a hora da largada para as mulheres, o que ocorreu por volta de 7:35h e a dos homens 5 minutos depois. Meu objetivo era fazer a prova num pace abaixo de 6m o km, de modo que desde o início procurei estabelecer um ritmo compatível, o que de fato aconteceu.

Naturalmente foi ultrapassado pela maioria dos corredores, mas não dei importância e segui dentro do meu planejamento. Sempre conferindo o cronômetro, vi chegar os primeiros 5 km com o tempo aproximado de 29 m sem exigir de mim muito esforço, de modo que continuei no mesmo ritmo e cheguei ao 8º km com o tempo abaixo de 48 minutos. O percurso restante de aproximados 600 m eu fiz em tres minutos.

Acostumado com chegadas calorosas, pois sempre conto com a presença dos amigos do Sport Run Club, desta vez não havia ninguém a minha espera, de modo que me limitei a confraternizar com outros corredores, presentes nestas fotos.
José Milton Pereira e Ariston Alves da Silva

 Com Roberto Santos da Silva
Tive a satisfação de encontrar com a corredora maratonista, Juíza Dra. Mirinaide Carneiro, conhecida de longas datas, desde o tempo que fazia caminhadas na Praça dos eucaliptos, momento registrado nesta foto.

 Dra. Mirinaide
Ainda encontrei com o velho conhecido de outras corridas, o grande Godofredo, famoso por correr sempre badalando um chocalho. Desta vez estava exibindo uma exuberante peruca!

Godofredo
Já estava de saída quando fui reconhecido pelo irmão da amiga Giselle Santana, que foi minha professora de hidroginástica na Estação Atlética há mais de 5 anos. Ele estava com as irmãs e cunhadas e fizemos pose para esta foto.

Ainda encontrei com os amigos com os quais tirei as fotos abaixo.

Com Antônio Rocha Cerqueira, José Milton Pereira e Ariston Alves da Silva
 Com René
Reencontrei com Luzia, seu esposo Reinaldo e sua filha Carol e fomos assistir à premiação, que infelizmente não houve por categorias, de  modo que, mesmo ela, que fez o excelente tempo de 41:15m, não foi contemplada.

Só restava tomar o caminho de casa e foi o que fiz....

Até breve......

Obs.

Acesse este link e veja o álbum de fotos feito pelos organizadores.

Todas as palavras e nomes próprios,  exibidos na cor azul, são links para o Facebook, sites e assuntos correlatos.