terça-feira, 22 de janeiro de 2013

CORRIDA SAGRADA 2013

Esta foi a minha 4ª participaçao na Corrida Sagrada, desde 2010, quando fiz a estréia em provas oficiais. Conquistei nesta edição de 2013 a 39ª medalha.


A Corrida Sagrada antecede a festa da Lavagem do Bonfim, principal manifestação popular de Salvador, depois do Carnaval. A festa, de data móvel, faz parte do ciclo de festejos populares e religiosos da capital baiana e acompanha o calendário da Igreja do Senhor do Bonfim. A história indica que a tradição da lavagem começou com a tarefa, dos escravos, de preparar o templo para o domingo festivo.

O Senhor do Bonfim é considerado o padroeiro do coração do povo da Bahia. O padroeiro original da capital baiana é São Francisco Xavier, e a padroeira do estado é Nossa Senhora da Conceição da Praia. A história do culto ao Senhor do Bonfim tem início em 1740, quando o Capitão de Mar e Guerra, Theodósio de Faria trouxe de Portugal uma imagem similar e no mesmo tamanho da que existia na cidade de Setúbal. Ela foi esculpida em pinho de riga, medindo 1,06m de altura. Uma curiosidade: a famosa fitinha do Bonfim era chamada de medida porque media o mesmo que o tamanho do braço direito da imagem.



Em 1745, a imagem foi guardada na Igreja da Penha, em Itapagipe, até a construção do templo de Nosso Senhor do Bonfim. No mesmo ano foi fundada uma irmandade de devotos, a Devoção do Senhor do Bonfim.
 
A única colina de Itapagipe foi escolhida para erguer a igreja, cuja construção durou de 1746 a 1772. Em 1754, a imagem foi transferida para o novo local de culto, onde está até os dias de hoje. Em 11 de janeiro de 1975, para guardar o grande número de objetos, joias, esculturas de cera e de madeiras, entre outros, dados como pagamento de promessas por graças alcançadas, foi criado o Museu dos ex-Votos, que é aberto a visitação e guarda muitas curiosidades e preciosidades, como fotos antigas e esculturas.

Até o ano de 2008 participei da festa da Lavagem fazendo a caminhada, bebendo, comendo e me divertindo com os amigos. Não obstante, desde a primeira vez que subi a Colina Sagrada, nos idos de 1993, me tornei um devoto do Senhor do Bonfim, de modo que costumo ir assistir a missa na sua Igreja pelos menos duas vezs por ano. No ano de 2009 foi  a primeira vez que participei da festa sem ingerir bebidas alcoólicas e aproveitei para agradecer ao Santo a benção que me foi concedida, ou seja, livrar-me do vício do álcool.

Este ano eu decidi fazer uma corrida em ritmo leve, sem me preocupar de forma alguma com o desempenho.  Com efeito, meu tempo foi muito alto, considerando inclusive que o percurso foi encurtado em mais de 300 metros. O resultado oficial é o que segue abaixo, por sinal idêntico ao cronometrado   pelo Garmin. 

Class. Cod. Nome do Atleta                       Sexo  Dt.Nascto   Idade   Tempo         Equipe

 343    237  JOSE AMÂNCIO NETO         M     28/04/1944   69      00:45:40   SPORT RUN CLUB

Como é meu  costume, procurei chegar bastante cedo ao local da largada,  na Igreja da Conceição da Praia, de modo que o local ainda estava completamente vazio, conforme se observa nas fotos abaixo.


Aos poucos os corredores foram chegando e estabeleci contato com alguns deles, tendo feito a foto abaixo com Vicente Manoel de Souza (387) e o outro cujo nome não gravei..


Não demorou muito e o local foi ficando cheio. Tive oportunidade então de encontrar com alguns amigos corredores, inclusive meus colegas do BNB, integrantes do grupo Correr por Aí, bem como meus companheiros do Sport Run Club, presentes nestas fotos. 
 Meu amigo ultramaratonista Roberto Ribeiro da Encarnação, Eliana Macedo e Thomas Kupfer
 Amigos do Sport Run Club: Eliana Macedo, Anete,Thiago Barroso, Thaiane Duarte, Elvira Gonçalves e Kátia Maltez
 Amigos do Correr por Aí: Bel, Gilka e Ailton, Roseane (esposa de Bel) e o filho do casal
 Amigos do Correr por Aí: Roseane e seu filho, Daiane Maltez, Bel, Marilda Galindo, ...., Nelson Costa e Aliomar França
Galera do Sport Run Club: 

Com um razoável atraso, chegou a hora da largada. Em virtude das inscrições serem limitadas a apenas 600 atletas, havia uma quantidade maior de corredors não inscritos.  



Eu e os amigos dos treinos matinais, Eliana, Vânia Alecrim e Raminho, decidimos fazer a corrida juntos. Quando estávamos posicionados para a largada encontramos com as amigas Luciana Ramos e Ivone Teixeira. Fizemos esta foto
A largada foi tranquila, mesmo porque nos posicionamos um pouco atrás para evitar atropelo. Não pude deixar de registrar a passagem do Prof. Og Robson, Presidente da FBA, em seu carro de apoio, abrindo caminho no meio dos corredores. Inusitado!!!
Passando pela ruas do Comércio, correndo em ritmo leve, fomos nos divertindo como havíamos planejado.

Mais ou menos na metade do percurso nosso amigo Raminho preferiu seguir num ritmo um pouco mais lento, nos liberando para seguirmos sem sua companhia. Assim, eu e Eliana continuamos na mesma marcha, fazendo fotos e interagindo com outros corredores.
 Chegando ao Largo da Calçada
 Estação Ferroviária da Calçada
 Largo da Calçada
 Largo da Calçada
 Início da Av. Fernandes da Cunha
 Ana Martinez, filha do meu colega do BNB José Martinez Garcia (à direita) e suas amigas
 Eliana estava se divertindo muito!
 Sonia Rodrigues Ramos e Ana Martinez
 Chegada ao Largo de Roma
 Obras Sociais de Irmã Dulce, o Anjo bom da Bahia!
 Olha aí o Gabriel, filho do meu amigo e fotógrafo oficial das corridas, Tomaz Neto
MISSÃO - "Amar e servir aos pobres e necessitados oferecendo atendimento gratuito na saúde e assistência social inovando as ações educacionais". Este é o lema das Obras Sociais de Irmã Dulce.
Com Sonia Rodrigues Ramos, Ana Martinez e amiga
 Vamos q vamos Eliana! Igreja do Bonfim à vista...
 Encontro com o amigo Roberto da Encarnação, que já voltava para fotografar e ser fotografado pelos amigos
 Chegando....
 Bem próximo
 Olha aí a Igreja do Bonfim!!!
Despedida de Ana Martinez e da amiga.
A pequena ladeira que antecede a chegada pode ser complicada para quem imprimiu um ritmo forte na corrida, mas para mim e Eliana a subida foi muito tranquila.

Nosso companheiro Raminho chegou minutos depois. A entrada no pórtico só deu para fotografar de costas!!!!!

 Vamos q vamos companheiro!!!!
Dielmo e Vânia. Corrida perfeita!
De posse de nossas merecidas medalhas, fomos confraternizar com os amigos. 
 Com Guilherme Quintella e sua esposa Verônica Garcia
 Eu e Eliana: Muito satisfeitos
 Galera do Sport Run Club
 Katinha, Celso e Elvira
 Com o amigo Ariston Alves da Silva
 Nelson Trindade, Vânia Alecrim, Eliana Macedo e Thaiane Duarte
 Com Magno Rufino da Silva, Ademir Urbano de Araújo e José Barros de Amorim
 Com os tricolores Carlos Alberto e Joelson.
 Com os amigos e colegas do BNB, integrantes do grupo Correr por Aí (Aliomar, Daiane, Roseane, Bel, Deoclides, Ailton, Marilda, Gilka e o filho de Roseane).
Final da Corrida Sagrada 2013.....
Mas a festa não terminou aí! Aceitei o gentil convite da colega Roseane Lemos e fui saborear uma delicioasa feijoada em sua bela residência, que fica bem próxima da Igreja do Bonfim. No caminho eu e Nelson Costa encontramos com a amiga Luciana Ramos, seu namorado Maurício (Mau Mau) e Ivone Teixeira. O registro foi feito.
Chegando à casa de Roseane, tive a agradável satisfação de saber que a mesm é tricolor de coração. Que beleza!
Nelsão foi um dos primeiros a saborear a deliciosa feijoada. Maravilha!

Após a feijoada eu e o colega do BNB Deoclides resolvemos retornar a pé, andando no sentido inverso do cortejo. A festa estava bastante animada.
 Encontro com Cleber, filho do meu colega e amigo do BNB, Pedro Souza Oliveira Filho



 Jovem capoeirista



Tinha até sanfoneiro!
Com Cassio, amigo e também tricolor
Hora de voltar para casa, com as bençãos do Senhor do Bonfim e mais uma medalha.
Até breve........

Visite meus outros blogs, cujos links seguem abaixo: