terça-feira, 12 de agosto de 2014

XV CORRIDA 2 DE JULHO


57ª Corrida Oficial, 60ª medalha. Subi ao ponto mais alto do pódio e ganhei o 1º troféu em minha categoria, correndo em Salvador. 






NESTE ANO, COMEMOREI O 26 DE JULHO, dedicado aos avós – por ser o dia de São Joaquim e Senhora Sant’Ana, pais de Maria, mãe de Jesus – da forma que mais gosto: participei de uma corrida de 10 km e ainda fui o vencedor em minha categoria (70/75 anos, com o tempo de 1h1', conforme resultado abaixo divulgado no site da FBA .

Categoria : VETERANO 70
Class. Cod. Nome do Atleta Categoria Nascimento Idade Tempo Equipe
1         63 JOSE AMÂNCIO NETO M 28/04/1944 70 01:01:33 SPORT RUN CLUB
2         52 JAIME RIBEIRO DE OLIVEIRA M 08/06/1941 73 01:02:26 BAHIA
3        303 FERNANDO SANTA IZABEL M 12/11/1942 72 01:03:23
4        10 CARLOS SIMOES SANTANA M 10/12/1943 71 01:06:25 AVAB
5        8 ARISTON ALVES DA SILVA M 29/12/1942 72 01:07:22 AVAB 

A Associação dos Veteranos da Bahia – AVAB teve a feliz ideia de realizar nessa data a tradicional Corrida 2 de julho, um evento que homenageia os heróis da independência da Bahia, que lutaram e venceram os inimigos em renhidas batalhas e que não foi realizada na data oficial, em virtude dos jogos da Copa do Mundo.

Saí cedo de casa e antes passei na tenda do Sport Run Club, montada na Praça da antiga sede do Bahia, para rever os amigos e colegas de treinamento, tendo encontrado os que fazem parte destas fotos.

                                                                Treinadora Priscila 

                       Priscila e Sandra

                                                          Jaqueline, Sandra e Raquel

















O dia amanhecia e prenunciava bom tempo para uma corrida.


O majestoso Parque de Pituaçu, encontrava-se assim:

















Fui um dos primeiros a chegar. Aos poucos os amigos veteranos foram aparecendo.


Manoel Alves da Silva e Ruy Miccuci

Ana Alice

             Climário de Oliveira, José Carlos Rocha e David, o enfermeiro de Camacan (sem uniforme!)

                                      ??, Fernando Santa Izabel, Reinaldo Souza, ??, Ana Alice, ??, ??

         Também fazendo parte do grupo acima.

                                                                   Manoel Alves da Silva

                                Manoel Barbosa, Antônio Rocha, Antônio Menezes e José Barros Amorim

Antônio Crispim, Fernando Andrade e ??

Cleber Del Rio, Carlos Simões e José Milton Pereira

                                                                  Jaime Ribeiro e esposa

Jaime Ribeiro, Rita e Prof. Og Robson, da FBA

Amigos da Equipe Viver Bem


                            Antônio Menezes

Antes da largada,  constatei que o principal corredor de minha atual categoria, Gilnadeje Reis do Nascimento, não estava presente. Assim, poderia disputar o 1º lugar com Jaime Ribeiro, que na Corrida Sagrada 2014 me superou por 40 segundas e na Corrida Riachuelo por apenas 3 segundos.

Desse modo, me posicionei logo atrás dele e deixei que seguisse na frente. Até o 3º km ele manteve um ritmo forte, abaixo de 6' o km, o que me deixou preocupado pois sabia que seria difícil acompanhar, tendo em vista as dificuldades da pista, com desníveis, buracos, poças e até atoleiros. Entretanto, antes de chegarmos ao 4º km ele começou a diminuir. Pensei em continuar atrás e deixar para ultrapassar somente nos metros finais, como ele fez comigo na Corrida Riachuelo, mas como estava bem,  decidi fazer logo a ultrapassagem e manter meu ritmo.

Assim, cheguei ao 5º km, no retorno, com o tempo abaixo de 30 minutos e cruzei com ele na volta com uma dianteira em torno de uns 100/150 metros. Não posso deixar de registrar a grande falha da organização, que colocou somente um ponto de hidratação, justamente no 5º km, o que concorreu para desgastar os corredores, inclusive o meu concorrente, o que felizmente não aconteceu comigo, pois tive o cuidado de levar minha água.

Sabia que tinha uma boa dianteira e bastaria manter o ritmo que dificilmente seria alcançado. Faltando somente 3 km dei uma olhada para traz e não o avistei, o que me permitiu relaxar um pouco e diminuir o ritmo, haja vista as dificuldades da pista e o cansaço. Quando restava somente um km, meu companheiro do Sport Run, Antônio Menezes, que havia concluído sua prova com o tempo de 43', veio ao meu encontro e me tranquilizou, informando que o meu concorrente sequer estava no campo de visão. Assim, cruzei a linha de chegada com o tempo oficial de 01:01:33 e ele 01:03:023, portanto com uma diferença de 57 s.

Registrei a chegada dele e o carinhoso acolhimento de sua esposa, que o acompanha em todas as corridas. Após nos cumprimentar, ele me informou que não iria aguardar a premiação, pois um seu irmão havia falecido. Minhas sinceras condolências.





Também fotografei a chegada de outros veteranos.








Alegria após a chegada!

Infelizmente esqueci de parar o cronômetro do Garmin logo na chegada, de modo que quando lembrei o tempo registrado era de 01:04:25, mas serviu para constatar que o percurso tem somente 9.77 km.



Presidente da AVAB, falando sobre as dificuldades enfrentadas para organização e realização da prova.

PREMIAÇÃO: A prova contou com um número reduzido de corredores, tendo em vista a mudança da data, o local, etc. e alguns nem esperaram para receberem seus prêmios, mas os que ficaram comemoraram suas performances. Abaixo alguns registros dos pódios.


Geral Feminino: DJANE SANTOS DE OLIVEIRA, 2º -SILVANA ALVES DE SOUZA e 3º - MARIA DA NATIVIDADE ROSA 

Geral Masculino: 1º - FERNANDO SANTIAGO BEU,  2º -MARCOS PAULO MENEZES DE SOUZA e 3º - PAULO ROBERTO DOS SANTOS

Categoria acima de 75 anos: 1º - CLEBER DEL RIO ATANAZIO, 2º - JOSE BARROS DE AMORIM e  3º - JOSE MILTON PEREIRA 
Categoria 70/75 anos: 1º -JOSE AMÂNCIO NETO, 2º -JAIME RIBEIRO DE OLIVEIRA (ausente), 3º -FERNANDO SANTA IZABEL, 4º - CARLOS SIMÕES SANTANA e  5º -  ARISTON ALVES DA SILVA
Categoria 65/69 anos:CARLOS ALBERTO B DOS SANTOS, ANTÔNIO ROCHA CERQUEIRA, MARCOS BARBOSA HORTA (ausente) e  CLIMARCIO DE OLIVEIRA 
Categoria 60/65 anos: 1º - MANOEL DO N DA S BARBOSA, 2º -JOSE ARAÚJO FILHO e 3º -  REINALDO SOUZA DOS SANTOS.
Categoria 55/59 - 1º -  PAULO ROBERTO DOS SANTOS,  2º -ÁLVARO JOSE DA CONCEICAO SOUSA, 3º - SÉRGIO AUGUSTO DOS SANTOS (ausente), 4º - CARLOS CEZAR C CIRQUEIRA e 5º - JOSE CARLOS ROCHA DOS SANTOS.

Quando comecei a correr, após completar 65 anos, eu já era um veterano classificado nas últimas categorias, ou seja, 65/69 anos, abaixo apenas da 70/75 anos, a que me encontro atualmente e a de 75 anos acima. O normal é que nessa idade as pessoas já estejam desacelerando. No meu caso não. Estreei no mundo das corridas e mudei um paradigma, qual seja o de que o idoso deve e precisa fazer atividades físicas, mas corrida não é exatamente o mais recomendado pelos médicos.

Fazer caminhadas, hidroginástica, musculação, etc. são atividades físicas excelentes para a saúde de pessoas idosas, mas correr é melhor ainda, porque além de tudo é um ESPORTE.  Eu, que nunca pratiquei nenhum esporte em toda a minha vida, tive a felicidade de descobrir nessa atividade uma maneira de dar mais sentido a minha vida e reescrever minha história.

Posso assegurar que é muito bom juntar-me a pessoas de minha faixa etária para simplesmente CORRER. Não há contraindicação. Durante todo o tempo o que se vê é um ambiente de confraternização, de conversas sobre corridas e de alegria. Não há melhor remédio para o idoso!

Infelizmente a maioria das pessoas acostumadas a caminhar não adere à corrida alegando que cansam rapidamente. Não sabem o que estão perdendo. Quem pode caminhar pode correr. A diferença é o ritmo e o treino. Para caminhar não é preciso treinar, mas para correr, como em todo esporte, o treino é imprescindível. O cansaço desaparece com algum tempo de treinamento. 

Eu treino bastante e sou disciplinado, de modo que ganhar este troféu para mim foi muito importante!


.
Comemorei também com com meus amigos do Sport Run Club, com os quais treino nas manhãs de terça e quinta, na Praça do Loteamento Aquárius.

José Ramos (Raminho)
Raminho, Anna Paula e Carol Gonzaga
Treinador Danielmo
Marley, Raminho, Camila Quintela, Cláudia Verena e Anna Paula.


Até breve.....