terça-feira, 9 de abril de 2013

1ª NUTRIRUN SOLIDÁRIA



Esta foi minha 42ª corrida oficial, na qual conquistei a 43ª medalha. A I NUTRIRUN SOLIDÁRIA foi idealizada e promovida pelos formandos de Nutrição do primeiro semestre de 2013 da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), com o objetivo de angariar fundos para a realização da formatura e, de uma forma inovadora, promovendo saúde e incentivando a prática de atividades físicas.

O local escolhido para realização do evento não poderia ser mais apropriado, pois  recaiu no  Parque Metropolitano de Pituaçu, ou simplesmente Parque de Pituaçu, que é a maior reserva ecológica  da cidade e um dos principais pontos de lazer e turismo, com remanescentes de  Mata Atlântica, fauna e flora diversificadas, além da beleza da Lagoa de Pituaçu (foto).
O que mais me motivou a participar desta prova, foi a presença de Fernanda Ferraresi Fernandes, a FFF, corredora paulista e que também escreve um blog no Jornal Corrida. Dessa forma, após sermos apresentados virtualmente por Roberta Palma, que é a proprietária do jornal, combinamos em fazermos a corrida juntos.
Quem também combinou em correr com a gente foi a amiga, repórter e blogueira Dart Andrade, que conheceu a Fernanda nesta mesma oportunidade.

 
Logo na chegada ao Parque encontramos o amigo germânico Thomas Kupfer, que também se juntou a nós.




Antes da largada encontrei o amigo e velho conhecido de tantas corridas, Everaldo Pereira dos Santos e aproveitamos para registrar nesta foto.


Encontrei também com o casal de amigos Alex Nascimento e Priscila que se juntou ao grupo para este registro.


Ainda houve tempo para mais estas fotos, fazendo alongamento e com o nosso grupo e as amigas Terezinha Amorim e Joelma.



Em virtude de minha máquina fotográfica haver apresentado um defeito, desta vez não atuei como "fotógrafo", de modo que as fotos deste post foram gentilmente cedidas pela amigas Dart, Fernanda, Terezinha e de outras fontes, inclusive dos organizadores do evento.

A largada ocorreu por volta de 7:55h, portanto com algum atraso, motivado, segundo o pessoal da FBA, pela demora no trabalho de abastecimento dos postos de hidratação, face a inexperiência dos organizadores do evento. Não obstante, esse fato não comprometeu o brilhantismo da festa, pois o trajeto é quase todo sombreado e não estava muito quente.

A volta no Parque de Pituaçu não é uma corrida difícil, mas não podemos dizer que é fácil, considerando que o piso é irregular e tem também algumas ladeiras, sendo pelo menos duas delas com mais de 500 m de extensão. Assim, apesar de ter ficado entre os últimos classificados, com o tempo de 01:43:16 num percurso 14.400 km, de acordo com informações dos organizadores (o real foi 13.730 km, pelo meu Garmin),  para mim foi um tempo razoável, uma vez que me condicionei a só correr em ritmo confortável e procurando me divertir. 

Certamente Fernanda Ferraresi, que é maratonista e inclusive está se preparando para participar de uma ultramaratona, tinha plenas condições de fazer um tempo muito melhor, mas a mesma preferiu seguir junto comigo até a chegada, o mesmo acontecendo com o amigo Thomas Kupfer e também o corredor Ubiraci Barreto, que conhecemos durante o percurso e fazia sua primeira prova em percurso superior a 10 km.

Quanto a nossa amiga Dart Andrade, a mesma se desgarrou do grupo logo nos primeiros metros, de modo que fez um tempo muito bom (01:29:50), tendo inclusive obtido o primeiro lugar em sua categoria. Parabéns!

A corrida em si de um modo geral foi muito boa para mim, Fernanda e Thomas, que aproveitamos para conversar e nos conhecer, cada um revelando fatos e histórias pessoais, ficando cada vez mais comprovado que correr é ótimo para fazer amigos e, sobretudo, se divertir. Isto é válido também para o amigo Ubiraci Barreto, que se juntou a nós na metade do percurso e fez questão de permanecer conosco até o portal de chegada. Esta foto foi feita por sua esposa, para registrar o momento.

Fizemos a festa!

Dart comemorou muito sua performance, dizendo que o "famoso" número de peito serviu de motivação!
 

 Ela mereceu!

Essas duas são muito divertidas:















Depois da corrida voltei a encontrar com o amigo Antônio Fraga, que fez um ótimo tempo nos "5 km", (00:16:06) que na verdade foram só 3,9 km e se juntou a nós para falarmos sobre o evento. 

De volta para casa, todos pegamos carona com Fernanda, que ainda teve a gentileza de nos "entregar a domicílio" Valeu amiga.




Por fim faço uma homenagem ao meu neto Guilherme Amâncio, que completou 11 meses de idade no dia 24/03 e que além de torcer pelo Bahêeeeea, certamente será um grande corredor......


Até a próxima, se o Senhor do Bonfim, Nossa Senhora Aparecida e o bom Deus permitirem........