terça-feira, 20 de dezembro de 2011

CORRIDA DA ADIDAS VERÃO 2011

 Independente do resultado, pois fiz os 5 km em 36:37:11,  foi uma corrida na qual me diverti muito e completei a mandala do Circuito das Estações Adidas 2011.


Esta foi minha 28ª corrida e a 15ª do ano. Muito bom, pois respeitei meus limites, não tive nenhuma lesão e estou pronto para iniciar um novo ano.


Por saber que esta época do ano é muito quente em Salvador, decidi fazer uma prova sem nenhuma preocupação com tempo, de modo que minha semana de treinos foi normal. Ademais, combinei com alguns amigos do nosso grupo de corrida Sport Run Club para fazermos a prova juntos, nos divertindo e tirando fotos.


Para minha satisfação, mais uma vez minha esposa Grace me acompanhou, e,  apesar de estar inscrita, não participou da corrida, pois estava gripada. No entanto, sua presença foi constante nas fotos, a começar por estas, no painel do evento e no viaduto do Parque Costa Azul, tendo ao fundo uma bela paisagem da orla de Salvador.



Chegamos ao local do evento com bastante antecedência, como é meu costume. Retiramos os chips e nos dirigimos a tenda, encontrando alguns conhecidos de outras corridas e de treinos, com destaque para Cássio Figueiredo e sua namorada, com os quais fizemos mais uma foto. Além dos treinadores Dielmo, Danielmo e Priscila, já se encontravam na tenda os amigos Lula, Rita e Ângela.

Na hora que fomos colocar os chips, descobri que havia esquecido os envelopes contendo os mesmos quando paramos para tirar a foto com Cássio. Fiquei apreensivo e voltei ao local para pegar. Felizmente encontrei no mesmo lugar aonde deixei. Ufa!!!, cabeça de idoso é um caso sério!!!


Mesmo sabendo que não íamos ficar para aguardar os sorteios, pois deveríamos viajar para Feira de Santana logo após a corrida, a fim de assistir a uma missa na chácara de meu genro Eduardo Borges, resolvi mesmo assim colocar os canhotos no recipiente para tal. Bobagem pura!


Nesse deslocamento tive a satisfação de reencontrar o simpático casal de gaúchos corredores, Oliveira Edis e Cris Heberle, e como não poderia deixar de ser, registramos o momento  nestas fotos.


De volta à tenda, já encontrei o grupo bem maior, com a chegada da maioria dos amigos, como  Katinha e Raymundo, Elvira, Alzenir,Carol, Matheus Seixas, Rita Meireles, Alex Nascimento, Celso, Menezes e a esposa, Luis Brito, Lu Bastos e outros.
Saí para fazer um pouco  de aquecimento e tive o prazer de encontrar meus colegas do BNB, o casal  Ailton Carvalho e Gilka Bastos, que me disseram que as corridas estão lhe dando um novo prazer,  que é viajar. Aproveitaram para me contar alguns detalhes da Maratona de Berlim, da qual participaram recentemente e me chamaram para ir para Quebec, Canadá,  no próximo ano. Imaginem! logo eu que nem sequer participei ainda de uma corrida fora de Salvador!!! Ei-los nestas fotos:


O horário da largada antes previsto para 7h:30m tinha sido protelado para 8h30m, a pedido da Transalvador, com o objetivo de não atrapalhar o pessoal que ia fazer o vestibular da UFBA. Assim, houve tempo para mais confraternizações com os amigos, como este com a amiga  Rosimeiry Azevedo, que já fez parte de nosso grupo e veio nos visitar.
Aproveitei para fazer uma foto com meus amigos dos treinos matinais, que nos auto-intitulamos "tiradores de leite", por chegarmos para treinar com o dia ainda escuro,  identificados da esquerda para a direita: Palmira Farias, Daniela, Raminho, Eliana, Luzia e eu.
Ainda fiz algumas fotos, como estas:
 Com Isabela
 Da direita para esquerda: Luzia, Rita, Ângela, Alzenir, Katinha, Priscila e Elvira.
 Grace e eu.
Katinha, Fátima, Alzenir e Elvira
 Adroaldo e Eliana
 Conceição Fraga e sua irmã, que é atleta de elite.
Da direita para esquerda: Lívia Teixeira e o esposo, Rose Melo, Conceição Fraga, TC e Nina, eu e Grace.

Estava chegando a hora da largada e fomos para o alongamento, mas antes fizemos a foto de todo o grupo. Foi muito complicado reunir, mas enfim conseguimos.  Esta corrida contou com uma grande participação de alunos do grupo Sport Run Club, com mais de 40 inscrições.
Apesar de havermos combinado correr em grupo, logo no início vimos que seria impossível, pois quase todos se dispersaram. Também! era uma multidão de mais de 4.000 corredores! (foto acima)


Gosto muito das corridas da Adidas, mas esta estava particularmente muito bonita e foi lindo de ver a orla coberta de laranja e cores variadas (foto abaixo).


Ainda conseguimos reunir um pequeno grupo formado por mim, os treinadores Danielmo e Priscila, Luis Brito, Alex,  Eliana e Adroaldo.


Posicionamo-nos atrás da leva de corredores, de modo que passamos no pórtico da largada com mais de 4 minutos. Naquele instante o jogo Santos x Barcelona  também acabava de iniciar.

Estava decidido a apenas me divertir, fotografar e ouvir o jogo. Foi o que fiz e logo nos primeiros metros iniciei a tiragem de fotos, ora na frente, ora por trás e ora passando a câmera para um parceiro fotografar. Resultou nisso, cortando a cabeça de Alex logo na primeira foto!!!:

 Muito bonito!
 Estava só me divertindo!








 Bela festa!
 Eu e o treinador Danielmo
 Vibração de Eliana!

 Luis Brito e Alzenir

 Isabela, filha do meu amigo Antônio Fraga.
 Exemplo de determinação e garra!
 Priscila, Alex e Danielmo
 Muito tranquilo!
 Só alegria
 Quase chegando!
 Tinha imaginado fazer a maior folia caso o Santos fizesse um gol contra o Barcelona. Infelizmente não foi o que aconteceu e me limitei a informar baixinho os gols do Barça para os corredores ao meu lado. Foi uma pena! No final o Santos tomou uma goleada de 4x0. Que papelão!!!!


Ouvi este jogo pela Rádio Metrópole, 101.3, que foi a única do Norte e Nordeste que fez a transmissão ao vivo. Parabéns a Mário Kértesz e sua equipe.


Na corrida em si não houve nada de especial. Registro apenas que por ter passado nos postos de hidratação já no final do grupo de corredores, só encontramos água quente, o que achei lamentável.


Apesar de ter tentado, procurando me posicionar e ficar atento, não consegui fazer uma boa foto quando cruzei com minha amiga Luzia Bastos, que mais uma vez "arrasou", fazendo o tempo de 23m nos 5 km e ficando em 5º lugar no feminino. Parabéns minha amiga, mas a foto!!!!Pelo menos tem uma boa visão do Atlântico!!!!!
Nesta corrida usei pela primeira vez o GPS Garmin Forerunner 210, que ganhei de presente antecipado de Natal,  de meu filho Mark Robson. Meus amigos corredores já me disseram que existe o ANTES e DEPOIS do Garmin! de fato, é fantástico ter tantas informações ao toque de dedos. Gostei. Muito obrigado meu filho!


Registro também que usei o cadarço de elástico da Cadarlastic e achei muito prático e seguro. Considero um produto bom e barato.


Muito diferente do que tinha imaginado, apenas eu, Priscila, Alex, Elvira e Danielmo cruzamos a linha de chegada juntos e de mãos dadas. Mesmo assim foi muito bom. Eis o pequeno grupo, acrescido de Lívia, Antônio Fraga e sua filha Isabela, que se juntaram depois:
 Mais algumas fotos, tiradas depois da linha de chegada:
 Menezes e Isabela.
 Nina, Conceição Fraga e TC
 Chegada de meu amigo Raminho (de preto)
Carla Fael
 Filipe
 Lívia Teixeira
 Rita e Ângela Main, minha amiga Fisioterapeuta.
Eu e Graça com nossas medalhas
 Alzenir
 Adroaldo e Eliana
 O grupo, com  suas merecidas medalhas
 Anderson Rodrigues, amigo dos treinos matinais e que descobri ser amigo de meu filho Frank Sérgio.
De volta para casa!!!

Conclusão: Apesar de ter sido mais fotógrafo e ter feito um tempo muito maior do que costumo fazer nos 5 km, até em menos de 30 minutos, mesmo assim cheguei na frente de muita gente, sendo o 1.441º na classificação geral e 5º na categoria, o que demonstra que as corridas da Adidas são ideais para iniciantes, que podem curtir uma bela festa e correr sem maiores preocupações.


Até a próxima, que será a Corrida Sagrada, no dia 12/01/2012, se Deus e o Senhor do Bonfim permitirem....

9 comentários:

  1. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    --ooO--(_)--Ooo--
    Fala José fotógrafo e corredor...rsss..que adrenalina hein, ainda bem que deu tempo de pegar o chip...Cara vc mora numa linda cidade foi pena nào ter te conhecido quando estiveem Salvador no mês passado, vc conhece a Dart, Lucas, Roberto, Ivone e Samuel, pois eles são daí de Savaldor também e tem blogs e são corredores...Caracas esta corrida aqui no Rio começou em 2007 com 500 corredores e este ano agora em Dezembro na última etapa chegou a 15 mil corredores muita gente eu só completei a mandala em 2007 e depois só corri uma ou duas corridas, pois aqui no Rio ela sempre é feita no Aterro do Flamengo e quem não larga na frente pena pq tem até engarrafemento de corredores na última prova eu não corri, mas saí de casa até lá fazendo um longão de 30Km e cheguei no local para dar uma força aos amigos com 20 minutos de prova rolando e ainda tinha gente largando caminhando, pois esta corrida a galera chama de Modinha porque tem muitos corredores que se inscrevem para ganhar camisa ou até caminhar na prova o que atrapalha quem corre teve uma etapa desta este ano que tive que desviar dos corredores, nada contra os corredores mais lentos mais estes corredores tem que se ligar e dar passagens para os outros corredores. Estive vendo bem a foto da sua mandala completa e ao ver vejo que aconteceu a mesma coisa aqui no Rio a galera do Rio qeu completou a mandala disse que as medalhas não se encaixava bem na mandala e pelo visto as suas também nao se encaixaram bem devido uma das medalhas ser menor do que a outra...Mas mesmo assim parabéns.
    Desejo boas festas que em 2012 Deus continue te abençoando rica e abundantemente com muita saúde para correr muitos Kms e continuando escrevendo aqui.

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  2. Olhe eu aqui de novo José! Muito tranquila essa última etapa da adidas, acho que fomos no intuito de nos poupar então só curtimos a corrida.

    Eu não me inscrevo mais nela por conta do engarrafamento de corredores na largada( pelo visto não é privilégio de Salvador, Jorge está dizendo aí que no Rio é a mesma coisa), mas corri todas pegando chip de pessoas que pagam e não aparecem, achei ótimo isso!

    Parabéns pela corrida e com certeza muito menino não faz 5k abaixo de 30min, então vc está muitoooooooooo bem amigo!

    Bjs e feliz Natal e um excelente 2012 com quilômetros de realizações e felicidades!

    PS.: Amei o texto da sua esposa sobre os 60anos muito leve e gostoso de se ler. Parabéns a ela também!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo relato e para quem correu tirando fotos deste jeito o tempo foi muito bom. O Marcos Viana (Pinguim) que se cuide...rs
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Meu caro Jorge,
    Foi mesmo um "barato" correr e fotografar! Me diverti muito. De fato Salvador é uma cidade linda e maravilhosa. Com certeza na próxima vez que você passar por aqui iremos nos conhecer. Não conheço ainda pessoalmente os amigos corredores e blogueiros citados por você, mas possivelmente nos encontraremos na Corrida Sagrada no dia 12/01/2012 e aí o fotógrafo vai entrar em ação!!! rs rs
    Para mim estas corridas da Adidas são sempre uma grande festa para divulgação do esporte e ideais para iniciantes, que passam a gostar mais de correr e podem se tornar grandes atletas. Já participei de 8 e fiz duas mandalas. Ainda tenho o privilégio de pagar só meia na inscrição!!!Confesso que gosto muito.
    Que Deus continue lhe abençoando também e lhe desejo saúde e paz, além de muitas vitórias no ano que se aproxima. Um abração.

    ResponderExcluir
  5. Olá Ivone,

    Pois é, essa última corrida da Adias foi só curtição mesmo. Agradeço o incentivo. A verdade é que treino bastante e sou disciplinado e para fazer um sub 30 nos 5 km tenho que me "rebolar"! rs rs. Vou ver se no próximo ano consigo um sub 60 nos 10 km, mas para tal preciso perder uns quilinhos, o que não é fácil. Vamos que vamos....
    Desejo-lhe igualmente um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de vitórias. Você merece.
    Quanto ao texto De Repente 60 (ou 2x30), postado em meu outro blog, não é de autoria de minha esposa, e sim de Regina de Castro Pompeu, com o qual ela foi classificada em terceiro lugar num concurso promovido pelo Bradesco. Eu gostei muito e por isso divulguei no meu blog. A propósito, quando completei 65 anos escrevi um texto com alguma semelhança. Quando tiver um tempinho confira no link abaixo:
    http://joseamancioneto.blogspot.com/2009/07/oficialmente-na-terceira-idade.html.
    Um forte abraço e até o dia 12/01, quando possivelmente nos encontraremos na Corrida Sagrada.

    ResponderExcluir
  6. Oi Roberto,
    Muito obrigado pelo incentivo. Vindo de você, que é um grande vencedor, é sempre um estímulo a mais. Valeu campeão!!!!

    ResponderExcluir
  7. QUE A LUZ DO NASCIMENTO DE JESUS,
    ILUMINE SEU NATAL E SEU CAMINHO.

    QUE EM 2012 SEJA REPLETO DE SAÚDE PARA
    PERCORRER MUITOS KM E ALCANÇAR
    TODOS OS SEUS OBJETIVOS.

    CRIS & OLIVEIRA

    ResponderExcluir
  8. Olá josé - tudo bem? Antes vamos aqui firmar um compromisso, na São Silvestre de 2012, quero você e porque não também a Grace? Combinado?
    Um excelente 2012 a voces dois, toda a paz, saude, felicidade e amor do mundo.

    ResponderExcluir
  9. Olá Corredora Feliz, graças a Deus, tudo bem. Quanto a São Silvestre 2012, está em meus planos sim e com certeza a Grace também irá, não para correr, mas para me incentivar e passarmos o Rèveillon em São Paulo. Agradeço e retribuo os votos de saúde e paz para 2012. Tudo de bom para você e sua família.

    ResponderExcluir