quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

CORRIDA SAGRADA 2012







Esta corrida é SAGRADA! o nome não poderia ser mais apropriado, pois é a primeira corrida oficial de Salvador e todos corredores de rua, tanto da capital como do interior da Bahia e até de outros Estados, devotos ou não do Senhor do Bonfim, fazem questão de participar, para iniciar o ano com suas bençãos! 


Esta foi minha 29ª corrida oficial e agradeço ao Senhor do Bonfim pelo meu bom desempenho, pois fiz os 6.8 km em 00:39:57" e atingi meu objetivo, que era fazer em menos de 00:40".


Até o ano de 2008 em participava da festa da Lavagem do Bonfim e fazia o percurso caminhando, mas para "beber todas", do que propriamente por devoção. Nem sabia que havia uma corrida!


Minha primeira participação foi no ano de 1994, pois acabara de me aposentar como funcionário do Banco do Nordeste e já podia "farrear" num dia que não era feriado bancário.  Fui levado pelo meu filho Frank  e seus amigos Léo, Gustavo, Serginho,  Ricardo, André e meu genro Duda.


Em 2009, foi a primeira vez que participei sem ingerir uma gota sequer de álcool, considerando que havia parado de beber exatamente no dia 11/10/2008 e fui à Lavagem acompanhado de meus amigos e parceiros Moacir Neri, Nilson Meira e meu genro Duda.


Estava há apenas 3 meses sem beber e essa foi, por assim dizer, "minha prova de fogo", pois fiquei com eles até o final da tarde, bebendo só refrigerante "H2o" e resisti. Foi, não tenho a menor dúvida, a ajuda do Senhor do Bonfim que me deu forças para me mantar sóbrio e abandonar o vício.


No ano de 2010 participei de minha primeira Corrida Sagrada. Após a chegada e assistir à premiação, retornei no sentido inverso do cortejo para encontrar meus velhos e queridos amigos e novamente fiquei com eles até o final da tarde. 


Em 2011 voltei a participar e apesar de ficado com meus amigos por um tempo, não tive vontade de permanecer até o final da tarde e voltei para casa logo após a chegada do cortejo. 


Por se tratar de uma corrida muito especial para mim, pois foi neste circuito que estreei no mundo oficial de corridas de rua, faço questão de me apresentar “à caráter”, ou seja, vestido totalmente de branco, de modo que adquiri indumentária nova especialmente destinada ao evento.
Apesar de ser um percurso muito pequeno para os atletas de nível mais avançado (6.8 km), para mim é considerável, de modo que não negligenciei na preparação. Com as  festas de fim de ano e  o recesso dos clubes, a tendência da maioria dos corredores é parar de treinar. Não foi o meu caso – treinei praticamente todos os dias, sempre com o objetivo de não “fazer feio”.

Assim como nos anos anteriores,  procurei incentivar meus amigos do Sport Run Club a também participarem. Além do treinador Danielmo, que me acompanhou nas edições de 2010 e 2011,  consegui a adesão de Eliana Macedo, Luzia Bastos e José Ramos, que formam comigo o grupo de “tiradores de leite”, como nos auto denominamos, por chegarmos muito cedo para treinar. A amiga Carolina Gonzaga, que algumas vezes treina com a gente, também se inscreveu. Pena que nossa amiga Anna Paula não pode ir.  

Por ser uma corrida que inicia em um local e termina em outro, a logística no que diz respeito ao transporte é sempre complicada, principalmente para utilização de veículo próprio. Assim, sempre optamos por ir de taxi. Desta vez, tendo em vista que minha filha Tâmara já tem habilitação, combinamos  que ela nos levaria até próximo ao local da largada e foi o que aconteceu. 

Com efeito, às seis horas da manhã já estava pronto e juntamente com meu genro Eduardo (Duda), saimos então para encontrar a amiga Luzia Bastos, que ficou de nos esperar no estacionamento do Hiper Bompreço, aonde deveria deixar seu carro. Aí houve um pequeno contratempo, uma vez que o referido estacionamento ainda estava fechado. Fomos então para o Hiper G Barbosa do Costa Azul, que infelizmente também estava fechado. Como estávamos próximos do Loteamento Aquárius, onde treinamos às terças e quintas, decidimos deixar o carro lá com o treinador Dielmo. Feito isso, seguimos para a cidade baixa.

Naturalmente todo esse processo nos atrasou um pouco, de modo que já passava das seis e quarenta quando chegamos à Igreja da Conceição da Praia e já encontramos no local a maioria dos amigos do Sport Run Club inscritos na corrida, conforme registro na foto abaixo, identificados da esquerda para direita: Danielmo, Luzia, Eliana,Henrique, Carolina Gonzaga, Thiago Barroso, eu, Délio e Menezes.
Também tive o prazer de encontrar meu amigo e colega do BNB, Aliomar França e sua esposa Daiane Maltez, cuja foto para registro foi providenciada.
Ainda fiz algumas fotos, com o treinador Danielmo, com meu genro Eduardo Borges (Duda) e com meu amigo Raminho. 


Após os cumprimentos de praxe, fizemos um breve aquecimento/alongamento e já estava na hora da largada, que este ano ocorreu bem em frente à Igreja, diferente do ano passado, que foi na frente do Elevador Lacerda, portanto com uma diferença a maior de mais de 100 metros. 

Quando estava posicionado para a largada, fui reconhecido pelo amigo do Facebook Eduardo Irving, o que me causou grande satisfação. Também tive o imenso prazer de encontrar ali o excepcional atleta Roberto Ribeiro da Encarnação, com o qual já mantenho contato virtual há algum tempo, tanto através do Facebook como por intermédio de nossos blogs. Combinamos então que nos encontraria na chegada para registrarmos com fotos. 

Nas corridas anteriores sempre tomei a decisão de não levar nada de valor comigo, pois como se trata de um evento que no final reúne uma multidão de pessoas, sempre há o risco de roubo. Este ano, no entanto, resolvi levar minha quase inseparável máquina fotográfica, bem protegida em uma pochete em volta da cintura. 

A largada foi dada por volta de 7h35m. Fiquei bem na frente, no meio dos corredores de elite, de modo que só via gente passando por mim "voando". Não me entusiasmei e mantive meu planejamento, que era de não forçar na saída. Assim, fiz o primeiro km em pouco mais de seis minutos e somente depois do 2º km foi que aumentei um pouco o passo. 

Lamentei muito não ter levado o GPS Garmin e sim o relógio Polar, pois não pude controlar a distância percorrida com segurança, já que o mesmo só informa a frequência cardíaca e o tempo. De qualquer forma, deu para ter uma idéia,  pois conheço muito bem o percurso. 


O amigo Eduardo Irving, que estava mais se divertindo do que correndo, passou por mim e registrou nesta foto abaixo. Valeu parceiro!
Segui no meu ritmo e depois de uns 3 km percorridos passei a fazer algumas ultrapassagens. Antes um pouquinho do Largo dos Mares estava o posto de hidratação. Não sei se foi porque "cheguei tarde", mas o fato é que só encontrei água quente!!!


Pouco depois tive uma surpresa muito agradável, que foi quando minha amiga corredora e blogueira Dart Araújo me alcançou e passamos a correr no mesmo passo, ao que ela comentou que estava fora de forma e eu respondi: no meu caso, esta é a minha melhor forma!! 


Além da satisfação de correr ao seu lado, ela estava com o seu GPS, de modo que passei a obter informações precisas quanto a distância percorrida através dela. No entanto, na altura do Hospital Irmã Dulce, no largo de Roma,  ela se desgarrou. Talvez pudesse alcançá-la, mas estava fazendo uma corrida tranquila, dentro do meu planejamento e preferi não arriscar. No fim,  ela chegou 24 segundos na minha frente se classificou em 5º lugar em sua categoria. Parabéns amiga!



Quando estava na frente do Clube da PM, na Av. Dendezeiros, vi que o tempo estava avançado para eu chegar no fim almejado. Aí forcei um pouco e só reduzi na subida da ladeira, quando de fato cheguei ao meu limite, mas ainda consegui pisar no tapete vermelho 3 segundos antes de completar 40 minutos. Aff!!!!! Esta ladeirinha no final não é fácil!!!






Com a medalha no pescoço e o kit lanche na mão, encontrei alí mesmo na chegada o jovem Odonel Júnior, filho do meu grande amigo Odonel Vilas Boas. Como não poderia deixar de ser, minha câmera entrou em ação e o registro foi feito, com a foto abaixo.
Em seguida encontrei a amiga Luzia Bastos que estava muito feliz, pois tinha feito o tempo de 00:32:56 e esperava sair vencedora em sua categoria, o que de fato aconteceu e levou o troféu. Parabéns campeã!!!
Quem também saiu vencedora em sua categoria e está de parabéns, foi a jovem Isabela Athaíde, filha do amigo Antônio Fraga, que ficou muito orgulhoso. 
Destaque também para os atletas do Sport Run Club, que fizeram tempos excelentes: Antônio Menezes, nosso melhor velocista, 00:26:51, Délio Pinho: 00:29:45, Celso Nascimento: 00:30:27, Thiago Barroso: 00:33:35, Carolina Gonzaga: 00:40:23, Alzenir Barreto: 00:41:48 e Eliana Macedo: 00:44:22.  O treinador Danielmo, que correu como "pipoca", fez o tempo em torno de 00:37:00. Parabéns galera!  Na foto, da esquerda para direita: Menezes, Thiago, eu, Luzia, Eliana e Celso.

Nesta edição da Corrida Sagrada tive a felicidade de conhecer pessoalmente o amigo e grande atleta Roberto Ribeiro da Encarnação, de modo que a foto tirada com ele é especial. 
Também foi muito especial o reencontro com a simpática jovem Dart Araújo, que além de corredora e blogueira, é correspondente da Revista Contra-Relógio. Ei-la nesta foto comigo e seu namorado Lucas. 
Mais algumas fotos:
Chegada de Duda

 Chegada de Eliana




 Com Roberto da Encarnação e Eduardo Irving

Com Teresa Lage, Maria, Eufrozina, Alzenir, Fátima, Menezes e Luiz Lopes.

Galera do Sport Run Club, reunida na frente da Igreja, quando todos paramos para agradecer ao Senhor do Bonfim, cada um ao seu modo. Eu, fiz meus agradecimentos ajoelhado na escada e com muita fé.

Chegou a hora da premiação. Para desespero do Prof. Og Robson, Presidente da FBA, o aparelho de som queimou e ele precisou  fazer a solenidade utilizado um megafone, mas deu tudo certo! 


O pódio masculino foi integrado pelos atletas José Nilson de Jesus (00:19:39), Antônio Carlos Borges (00:19:45) e Sizino Palma de Jesus (00:19:48). 
Já o feminino teve a seguinte composição: Giovana Santos Pereira (00:23:48), Eliane Costa de Jesus (00:23:57) e Rosângela Figueiredo Silva (00:25:04).
Nossa amiga Luzia Bastos fez bonito e conquistou o troféu de 1ª colocada em sua categoria. 
Terminada a solenidade, eu, Luzia, Eliana e Menezes resolvemos caminhar em direção ao encontro do cortejo, mas o mesmo demorou demasiadamente, de modo que, após esperarmos por mais de duas horas na Praça Irmã Dulce, resolvemos ir embora. 




Nesse tempo encontrei com os amigos Marcos e Virgília e aproveitamos para tirar uma foto, mostrando a palavra P A Z em suas camisas. 

Por volta de 12h45m, pegamos um taxi e nos dirigimos para a sede do Sport Run Club, onde encontramos o treinador Dielmo, que posou nesta foto com a vencedora Luzia Bastos, que é motivo de orgulho para nosso clube.

Até a próxima, se o Senhor do Bonfim permitir....
Para ver mais fotos acesse o link:



15 comentários:

  1. Olá José!
    Dizer que treinou para não fazer feio é modéstia sua. Tá correndo muito bem... eu registrei uma foto da sua chegada (depois te envio se quiser) e dá para ver o monte de marmanjo jovem que você havia deixado para trás.
    Histórias iluminadas como a sua realmente pode ser uma grande dica para quem está tentando deixar (ou pelo menos diminuir..rs) o vício da bebida.
    Parabéns pela corrida e pelo tempo alcançado, 3 segundos podem parecer pouca coisa para quem tá fora do "nosso" mundo, mas sabemos o enorme prazer que dá ter um objetivo e alcançá-lo.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Valeu meu caro Roberto! Muito obrigado. Suas palavras de incentivo são sempre bem vindas. Quanto à foto, peço-lhe que mande por e-mail ou publique no meu mural do Facebook. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha Amâncio!!! Esta corrida foi perfeita, eu particularmente gosto muito. E que bom que hoje sua participação na festa do Bonfim não é mais para farrear bebendo umas, mas quem sabe para farrear esbanjando saúde. Isso que é bom...logo mais tô vendo o senhor correndo uma meia maratona. Eta beleza!!
    abs e até a próxima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato Dart! foi uma corrida perfeita. Eu, igualmente gostei muito, pois como mencionei em meu post, ela tem um significado especial para mim. Espero encontrá-la novamente no próximo ano.
      Quanto à meia, já comecei a treinar para fazer a Farol a Farol. Se o Senhor do bonfim permitir, realizarei mais um sonho!!!Vamos que vamos.... um abraço.

      Excluir
  4. E olha lá, grande corredor Amancio, mandando bem heim? Parabéns por ter alcançado seu objetivo, quando diminuimos nosso tempo, nem que for segundos, nos dá uma alegria enorme. Parabéns por mais esta conquista. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Eliete! Muito obrigado pelo incentivo. Pois é, correndo, qualquer conquista nos deixa feliz. Você é um exemplo a ser seguido - Corredora Feliz! Um abraço.

      Excluir
  5. Corredor da Terceira Idade... Deveria ser Melhor Idade!
    Parabéns pelo blog, e já estou seguindo...
    Espero um dia te encontrar nas pistas ou para correr junto ou fazer uma foto...
    Abraços... Dona Moça a Fotógrafa Corredora...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Dona Moça! Com certeza ainda nos encontraremos nas pistas, seja no Rio ou em Salvador. Melhor Idade! não, não...melhor idade é quando somos jovens! Grande abraço

      Excluir
  6. Muito bom hein seu José Amâncio, parabéns pela corrida e pelo objetivo conquistado... Bem detalhado e com várias fotos seu relato, já que é quase impossível de eu ir aí participar de uma corrida com você, pelo menos eu leio seus relatos e me sinto participando da prova... Obrigado por estar sempre visitando meu blog, e acreditemos que um dia possamos nos encontrar em alguma corrida. Venha pra maratona de São Paulo em junho correr os 10K ou 25K ou 42K... acha impossível, você verá que não! ...é um mar de gente!!! Abração pro senhor e até mais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Anderson! Seu incentivo é muito importante. De fato é difícil, mas não impossível a gente participar de uma mesma corrida. De minha parte, tenho planos de participar da São Silvestre deste ano. Quem sabe a gente se vê por lá. Quanto a você, Salvador é uma cidade maravilhosa para se curtir umas férias, de modo que algum dia você poderá planejar passar uns dias por aqui e aproveitar para participar de uma corrida. Quem sabe? Visito seu blog com o maior prazer pois gosto de ler seus relatos, que são minuciosos e muito bons. Como já lhe disse, você leva jeito para escrever. Um abração para você também e vamos que vamos....

      Excluir
  7. Voce é um sujeito nota DEZ , continue com esta vitalidade José !!!!

    ResponderExcluir
  8. """ __Você não pode andar porque dói as costas ? __""".

    Hoje (05/02/2012) encontrei um jovem amigo que conheci nas minhas corridinhas. Sempre passava e dizia um alô.

    Para minha surpresa ele comentou que tinha sarado da dor na coluna devido a mim.
    Explicando ele: "Lembra quando o senhor passou correndo e me convidou para correr ?".
    ......" Eu gritei não posso devido uma dor na coluna."
    ......" O senhor gritou: correndo sara mais rápido. ".
    ......" Mesmo duvidando resolvi começar a correr."
    ......" Pois hoje estou curado e correndo até 6 Km e jogando futebol."

    Fiquei muito contente porque foi parecido com meu caso.
    Quanto mais eu andava mais a coluna doía a ponto de ficar mudando de posição no sofá em casa e dormindo com dores.
    Demorou para perceber que correndo a coluna melhorava.
    Hoje após 3 anos virei corredor de rua e já participei de 46 eventos. E sempre que posso conto essa historia para todos.
    ....................................................................................................................
    Imagine quantas pessoas abandonaram até as caminhadas por dores na colunas.
    ......................................................................................................................
    -----------------------------------------------------
    Amâncio parabéns pela corrida e pelos sub 40.
    Desculpe pegar carona no seu Blog para relatar sobre dores nas colunas mas quem sabe isso ajuda alguém.
    ----------------------------------------------------

    Osmir Foltran

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu meu amigo Osmir Foltran! Eu é que agradeço por você ter usado meu blog para divulgar esta sua mensagem encorajadora. É isso mesmo. Atividades físicas ajuda a desaparecer a maioria das dores. Eu mesmo sou exemplo. Sofri alguns anos com uma tendinite no ombro. Depois de procurar vários recursos, só fiquei bom mesmo depois de fazer hidroginástica. No início era difícil, mas foi melhorando até não doer mais nada! Também sentia dores na coluna. Sarei correndo!!!!São muitos exemplos. Atividades físicas faz bem. Isso ninguém mais duvida. Muito obrigado mais uma vez e um grande abraço.

      Excluir
  9. E aí José amancio, q legal seu blog e q belo exemplo está dando para todos !!! a corrida muda mtas vidas, parabéns.

    boas corridas,

    corridaderuams.blogspot.com passe por lá tbm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Rodrigo Augusto! Muito obrigado pelo incentivo. Já acessei seu blog e achei muito legal os post que li, inclusive compartilhei no Facebook e passei a seguí-lo. Depois vou ler outros post e comentar. Sou apaixonado por corrida e me identifico de imediato com outros corredores, principalmente se também for blogueiro como você. Seja bem vindo e Vamo q Vamo....

      Excluir