segunda-feira, 26 de março de 2012

CORRIDA DA ADIDAS OUTONO/2012-SALVADOR

Ainda não foi desta vez! Não consegui o sonhado sub-60 nos 10 km. Ficou para a próxima!



Esta foi minha 31ª corrida, a 3ª do ano de 2012. Fiz o tempo de 01:03:32 nos 10 km e fui o segundo de minha categoria, 658º na classificação geral e 569ª na classificação por sexo. 


CORRIDA DA ADIDAS – SALVADOR/OUTONO 2012 - RESULTADO
Nome:
JOSE AMANCIO NETO
Número de Peito:
3573
Sexo:
M
Equipe:

Tempo Final:
01:03:32.60
Categoria:
M6569
Modalidade:
10k
Tempo Controle
00:35:32.21
Tempo Bruto
01:06:24.10
Classificação Total
658
Classificação por Categoria
2
Classificação por Sexo
569
Pace Médio
00:06:21
Velocidade Média Total
9,44 

As corridas da Adidas são caracterizadas pela presença de um grande número de participantes, muitos pela primeira vez e sempre se torna uma grande festa. Esta foi a minha 9ª participação. Mais uma vez tive a companhia de minha esposa, Grace Amâncio, que apesar de não correr, aceitou participar apenas caminhando, no percurso de 5 km. 

Como de costume, procurei chegar cedo. A primeira foto foi tirada no viaduto do Costa Azul, com uma bela vista ao fundo do bairro da Pituba
Em seguida encontramos com o casal de amigos do Sport Run Club, Ricardo Farias e Rosa Gomes e antes de nos dirigirmos para o local de entrega dos chips, fizemos o registro nestas fotos. 

Após a retida dos chips, nos dirigimos para a tenda do Sport Run Club, que por sinal desta vez ficou muito bem localizada. Lá encontramos os treinadores Dielmo, Priscila e Danielmo e os amigos Antônio Fraga, Nilson  Meira, Fabiano Valente, Thiago Barroso, Rosa Gomes, Ricardo Farias, Antônio Menezes e Palmira Farias, presentes nesta foto.

Encontrei também meu amigo Landeiro do Marathon Club e a corredora Nice, da FBA, conforme foto abaixo. 
Foi uma grande alegria encontrar meu amigo e colega do BNB, Nilson Meira, no qual me inspirei para começar a correr. Eis os registros de nosso encontro.



Desta vez não saí para circular pelas tendas, nem para fazer aquecimento. Preferi ficar com minha esposa confraternizando com os amigos que foram aparecendo, conforme registros nestas fotos.
 Com Bruno Simoni e Paulo Vital, do Henc Club
 Com Edmundo e esposa e o filho Bruno Fraga
 Com minha amiga Eliana Macedo, parceira dos treinos matinais
 Anna Paula e seus amigos Luis Fernando e Georgianna
 Com as amigas do treinos matinais, Anna Paula e Eliana Macedo
 Com o amigo Peninha e sua esposa
 Com a amiga Edna Pio Pio, maratonista de Feira de Santana.
Com os amigos Antônio Menezes, Thiago Barroso, Aderaldo, Fraga, Rose Melo e Amabel.
Grace com Palmira Farias e sua filha Jéssica.

A hora da largada já estava próxima de modo que eu e Grace fomos ao sanitário. No caminho encontramos com meu amigo e blogueiro Samuel Moreira e também com minha amiga e igualmente blogueira, Ivone Teixeira, cujo registro não poderia deixar de fazer. 
 Com Samuel Moreira
Com Ivone Teixeira

Quando retornamos a treinadora Priscila Silper já estava comandando o esquecimento e, logo depois, com muita dificuldade, a turma foi reunida para a chamada - foto oficial - que ficou assim:
Faltava menos de cinco minutos para a hora da largada e uma multidão já se dirigia para o local, atendendo o chamado do locutor oficial. Como não surgiu ninguém para fazer a caminhada com minha mulher, fiquei com ela até o momento de dar os primeiros passos. Nos separamos e larguei no meio do grupo. Quando cruzei o portal já eram decorridos mais de dois minutos. Liguei o cronômetro do Garmin e acelerei.


As corridas da Adidas são sempre uma grande festa e mais uma vez a orla de Salvador ficou colorida com a presença de mais de tres mil atletas


Foto feita pelos organizadores do evento

Alguns passos adiante alcancei Anna Paula e Eliana, de modo que corremos lado a lado por alguns instantes. Pouco depois dos 500 metros resolvi separar-me e segui em frente, forçando um pouco o ritmo. Fiz o primeiro km em 00:6:09 e prossegui zigue-zagueando. Mantive mais ou menos o mesmo tempo nos segundo e terceiro km.


Estava indo bem e como estava com a máquina pensei! uma foto  agora seria legal! Então parei uns segundos e cliquei. Eis minha brincadeira!
Coloquei esta foto no álbum do Facebook com o seguinte comentário: Resolvi dar uma de Marcos Viana Pinguim (corredor e fotógrafo da revista CR) e parei para fotografar! Com toda  sua generosidade e simpatia ele também comentou: Marcos Viana Pinguim Legal José! A foto ficou nota 10, continua assim que você vai longe. Um grande abraço!!!


Continuei no mesmo ritmo até o segundo posto de hidratação. A esta altura o calor estava muito forte, mas mesmo assim cheguei ao quinto km com o tempo de 00:30:30. Estava dentro de meu plano, mas a partir daí aconteceu o desastre e praticamente "quebrei". Subi a pequena inclinação que vai da altura do SAC da Boca do Rio até o retorno na Praia do Corsário com alguma dificuldade, de modo que quando completei o sexto km meu tempo era de 00:37:30. Deduzi então que o sonhado sub-60 teria que ficar para outro dia.

Como não havia mesmo o que fazer, resolvi tirar mais algumas fotos, pensando: ora, pelo menos vou ter material para postar no blog. 

No km sete, nas altura da sede de praia do nosso Bahêêêa,  alcancei meu amigo Edmundo Fraga e para ficar  registrado fiz mais esta foto. 
Em retribuição ele pediu a máquina e também me fotografou.
Faltavam ainda tres km e meu tempo era de 00:44:20. Com a diminuição do ritmo, as paradas e mais uma hidratação, senti-me novamente revigorado e acelerei, de modo que cheguei ao km nove com o tempo de 00:56:02. Não tinha como fazer o sub-60, mas mesmo assim aumentei o passo e somente desacelerei na pequena inclinação antes da chegada, quando parei para tirar mais estas fotos.


Natália. Pena que esta foto não ficou boa!
Ainda tive energia para dar um sprint de uns 50 metros, de modo que cruzei a linha de chegada em velocidade, com a vibração de costume. Fui então abraçar minha esposa, que me aguardava do lado de fora do cercado e em seguida me posicionei para tirar mais algumas fotos, tendo conseguido mais estas:
 Chegada de minha amiga Anna Paula
Chegada de Ana Gabriela
Ainda estava recuperando o fôlego quando meu colega do BNB de Feira de Santana, Juarez Cabral se aproximou para me abraçar, mas acostumado a vê-lo no Banco quase não o reconheci e desviei um pouco a atenção, de modo que quando o procurei para tirarmos uma foto, o mesmo havia desaparecido. Uma pena, mas sua presença neste post está garantida com as fotos abaixo, feitas pelos fotógrafos do evento.

Quando me dirigia para o local de entrega do chip encontrei com o médico José Adson, residente em Feira de Santana e amigo de meu filho Mark Robson, com o qual tirei esta foto.


A esta altura começou a chover fortemente, de modo que até achei bom, pois abrandou muito o calor que ainda estava sentindo. Devolvi o chip, peguei a medalha, a toalhinha, as frutas e o isotônico e juntamente com minha mulher retornamos à tenda do Sport Run Club onde já se encontravam a maioria dos que haviam participado da corrida. 


A chuva aumentava cada vez mais, no entanto não procurei me abrigar e fiquei desfrutando daquela maravilha, lamentando ela não ter chegado mais cedo, quando ainda estava na metade da corrida, o que poderia ter influenciado em meu desempenho e, quem sabe, me possibilitado fazer um tempo melhor!


Finalmente a chuva deu uma trégua e novamente voltei a sessão de fotos, agora com todos ostentando suas merecidas medalhas.


Nesta corrida tive o prazer de conhecer Marcelo Sarno, amigo de meus amigos Antônio Fraga, Raymundo, Kátia Maltez e Anna Paula, o qual tem uma história de superação extraordinária, pois conseguiu emagrecer mais de 40 quilos, sem fazer cirurgia. Naquele dia estava retornando às corridas, tendo feito o percurso de 5 km em 00:38:35 o que o deixou muito emocionado. Ei-lo nestas fotos. 

Elvira, Katia Maltez, Raymundo, Antônio Fraga e Marcelo Sarno
 Anna Paula e Marcelo Sarno
 Antônio Fraga, Anna Paula, Katia Maltez e Marcelo Sarno
Antônio fraga e Marcelo Sarno
A tenda do Henc Club ficou vizinha a do Sport Run, de modo que tive oportunidade de rever meus amigos daquele club, que também treinam pela manhã na praça do Aquárius.
Meus amigos do Henc Club: Beth Guedes, Bia Torreão, Guilherme Quintella, Verônica Garcia.....
Com o treinador Dielmo Noblat
Com William Adileu
Com William Adileu e Lula
Com Antônio Menezes


Cada corrida tem sua história. Considero que estava bem preparado e podia ter conseguido o sub-60 nos 10 km, mas cometi alguns erros que foram decisivos. Primeiro: não fiz aquecimento; segundo: comecei a prova num ritmo muito forte; terceiro: corri por um tempo em zigue-zague; quarto: não me concentrei adequadamente e quinto: perdi um pouco o foco. Espero ter aprendido. 


Não obstante, missão cumprida e hora de voltar para casa. Grace ainda pousou para esta foto. 


Até a próxima e vamos q vamos......


Para ver mais fotos acesse o link abaixo: 



6 comentários:

  1. Parabéns!!!
    Toda vez que entro no seu blog fico emocionada com sua história. Vamos correr muito que a vida é bela.
    Abraço Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Cris! Muito obrigado pelo incentivo! A vida é bela sim e vamos correr muito, se Deus quiser!
      Espero que minha história sirva de exemplo para outras pessoas, que por acaso estejam vivenciando problema semelhante ao que vivi e entendam que com determinação e força de vontade, se consegue até o que parecia impossível. Um abraço.

      Excluir
  2. Ainda assim fez uma excelente corrida Amâncio. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu minha amiga Dart Araújo! Muito obrigado pelo incentivo. Um abraço.

      Excluir
  3. Caramba Amâncio !!??
    Parou para tirar fotos e ainda fez 10Km em 63 minutos !!?
    Parabéns, acho que vc vai alcançar os Sub60 antes do que eu.
    As fotos estão ótimas.
    Estou voltando e dia 21/04 vou correr 7 Km com uma subida doidona.
    http://correreblogar.blogspot.com.br/

    Abração.
    Osmir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo incentivo meu amigo Osmir! Confesso que não estou achando que vou conseguir tão cedo fazer um sub-60 nos 10 km, mas vou continuar tentando. Desejo-lhe boa sorte em seu retorno. Um forte abraço.

      Excluir