segunda-feira, 28 de maio de 2012

CORRIDA FILA NIGHT RUN SALVADOR/2012

 Grace e eu
Chegada 
Chegada - Foto de Tomaz Neto


Esta foi a minha 33ª corrida oficial e a 5ª do ano de 2012. Mais uma vez tive a companhia de minha esposa, Graciene Amâncio, que não correu,  mas se fez presente para me incentivar. Eis a logomarca e o certificado do evento:
De acordo com o resultado oficial, meu tempo final nos 10 km foi de 01:01:02:29. 1.071ª (classificação geral),  6ª (categoria M6569) e 914ª (masculino). 


Nome: JOSE AMANCIO NETO
Número de Peito:           5244
Sexo:    M
Equipe: Sport Run Club              
Tempo Final:     01:01:02.29
Categoria:           M6569
Modalidade:      10k
Tempo Bruto     01:06:40.21
Classificação Total           1071
Classificação por Categoria         6
Classificação por Sexo   914
Pace Médio       00:06:06
Velocidade Média Total               9,82

Esse tempo seria RP, mas inexplicavelmente o percurso real foi só de 9.600 km, aferido pelo meu Garmin e o de vários outros corredores.


Com efeito, meu tempo real nos 10 km seria algo em torno de uma hora e três minutos, de modo que ainda fiquei longe do tão perseguido sub-60.
Durante toda a semana choveu forte em Salvador e a previsão era de que a chuva continuaria no sábado à noite, mas felizmente não choveu e a festa  pode ser realizada com todo o charme que lhe é peculiar. 
Sabendo de antemão que o trânsito ficaria muito complicado no local da concentração, no sábado cedinho fui fazer o reconhecimento da área, de modo que me programei para chegar cedo  para poder estacionar com tranquilidade. 
Logo depois me encontrei com meus amigos e colegas do Banco do Nordeste, que encabeçados por Aliomar França e Nelson Costa fundaram o clube de corrida denominado Correr por Aí, e juntamente com os mesmos fiz um treininho leve de 5 km e depois participei de um maravilhoso congraçamento regado com muita fruta. Parabéns pela iniciativa meus caros amigos. Para registrar o acontecimento, foi feita a foto abaixo:
Como não tenho costume de correr à noite, procurei me alimentar de forma correta durante o dia, evitando proteínas e aumentando os carboidratos. Assim, no final da tarde comi muito pouco e por volta de 17:30 horas estava pronto. Por motivo alheio a minha vontade, saímos de casa quase 18:30 horas e aconteceu o previsto: pegamos um engarrafamento mostro, já a partir da praia da Terceira Ponte.
A largada estava prevista para 20:00 horas, mas, pela primeira vez temi não chegar à tempo. Por sorte, quando faltava ainda mais de 1 km, um "guardador" me ofereceu uma vaga à margem do calçadão, em um local que estava interditado por uns cones e que ele se encarregou de "desinterditar". Nem hesitei e mesmo tendo que dá uma ré, com muita dificuldade, consegui estacionar e me dei por feliz por ele ter cobrado somente R$ 10,00. Ufa!!! foi por pouco, pois dali em diante estava praticamente tudo parado.
Já passava das 19:20 horas. A passos largos, conseguimos chegar ao local em pouco mais de 10 minutos e imediatamente fomos retirar os chips, providência essa que não demorou quase nada, pois não havia fila. Em seguida fomos procurar a tenda do Sport Run Club. 
Localizada a tenda, lá já se encontravam quase todos os amigos do Sport Run, os quais manifestaram a preocupação com minha demora em chegar, fato que nunca havia acontecido, pois sempre fui um dos primeiros.
Antes mesmo de cumprimentar o pessoal de minha tenda, encontrei com o amigo Bruno Fraga e seu pai Edmundo, que fez questão de registrar o momento com esta foto, tirada em sua máquina
f 
Edmundo e Bruno Fraga, eu e Grace.
Em seguida saí cumprimentando meus amigos presentes e ainda consegui fazer as seguintes fotos:
 Com meu amigo Anderson Rodrigues:
 Aderaldo Goes, Rafael Meira, Grace, eu, Ellen Morado e Renata Barreto
 Lu Bastos, Daniela, eu, Grace, Elvira e Palmira Farias
 Eu, Délio Pinho, Isabela e Ana Clara Giffoni
 Alzenir, Katia Maltez e Raymundo
 Alzenir e Katia Maltez
 Eu, Grace, Alzenir, Elvira e Katia Maltez

 Sabrina Steckert, Allan Azevedo e Ellen Morado

 Eu, Grace, Sabrina Steckert e Allan Azevedo
 Grace e Ellen Morado
 Marcos e Rose Melo
Uma das coisas que mais gosto de fazer é circular pelas tendas para rever os amigos, mas desta vez não foi possível, devido ao adiantado da hora. Mesmo assim, saí para fazer um breve aquecimento e encontrei com José Vitor, de Feira de Santana, amigo do meu filho Mark Robson, com o qual tirei a fato que aparece no primeiro plano abaixo.
 Eu, Aline Rodrigues e Sergio Luciano

 Eu, Délio Pinho e sua namorada Priscila Rocha
Terminado o aquecimento, conseguimos, com muito trabalho, reunir grande parte da turma para a foto oficial do evento, que ficou assim:
Chegada a hora da largada, procurei me posicionar o mais perto possível do portal, mas a multidão era tão grande que não cheguei sequer ao meio. Eis uma panorâmica nestas fotos:




Presença marcante de minha amiga Luzia Bastos, que fez um tempo excelente nos 5 km (00:22:50:16, que lhe deu o 2º lugar em sua categoria, o 6º lugar no feminino e 164º na classificação geral).


A largada atrasou uns 10 a 15 minutos, de modo que tivemos que ficar espremidos na multidão durante esse tempo, suportando um forte calor, aumentado mais ainda pelo fato da camisa ser de mangas compridas. Finalmente foi dada a partida e tive que sair andando, passando no tapete após decorridos mais de cinco minutos.

Para complicar,  o local da largada foi montado na área de um estacionamento, de sorte que o mesmo tem um piso muito irregular, com vários buracos e até uma lombada, que foi preciso ficar um locutor alertando os corredores sobre o perigo. 

Desse modo, o 1º km teve que ser feito num ritmo muito lento e mesmo eu tendo procurado correr ziguezagueando, não consegui fazer em menos de oito minutos, o que de imediato já comprometeu meu desempenho na prova. O 2º Km já foi um pouco melhor, mas mesmo assim só consegui fazer em 7 minutos. Tive muito medo de ser literalmente "atropelado", pois o ritmo das pessoas que me ultrapassaram era muito forte e a pista estava um pouco escura.


Durante alguns minutos corri ao lado das amigas e parceiras nos treinamentos matinais, Daniela Moreira e Palmira Farias, mas logo nos separamos e cada um seguiu seu ritmo.

Somente a partir do 3º km a situação foi melhorando aos poucos, pois os corredores que estavam fazendo o percurso de 5 km fizeram o retorno, deixando a pista bem mais livre. A esta altura o calor estava imenso e quando enfim chegou o primeiro posto de hidratação, foi que pude ter um pequeno alívio, uma vez que peguei dois copos de água,  sendo que um joguei todo na cabeça. 

Com essa providência me senti um pouco revigorado, de modo que imprimi um ritmo mais forte e consegui fazer o 4º e 5º km num pace abaixo de 6 minutos, mas não foi  suficiente para tirar o tempo perdido na largada, de forma que cheguei ao meio da corrida com o tempo de 32:30 m, o que me deu quase certeza de que não conseguiria o sub-60.

A esta altura já não era ultrapassado com frequência, pelo contrário comecei a fazer ultrapassagens. Nos postos de hidratação continuei pegando dois copos, sendo um para beber e outro para jogar na cabeça, o que aliviava bastante o calor. 

Estava decidido a usar o cinto de hidratação que ganhei de minha filha no dia de meu aniversário, no dia 28 de abril passado, mas preferi não usá-lo, por sugestão do meu amigo, o maratonista Roberto da Encarnação que, com toda sua experiência, me disse que ele poderia mais atrapalhar do que ajudar. Confesso que senti um pouco a falta do Gatorade, mas não comprometeu meu desempenho. Como vou fazer a Meia Maratona da Bahia, no dia 22 de julho próximo, aí sim vou "estrear" este equipamento.


Continuei no ritmo confortável e próximo à chegada tive a satisfação de ver minha esposa me incentivando, o que foi motivo de muita alegria para mim. 


Após cruzar a linha do portal de chegada parei o cronômetro e aí veio a constatação: o percurso tinha apenas 9.600 km. No meu caso, ao invés de comemorar, como muitos estavam fazendo, tive foi uma leve decepção, pois fiz um tempo não muito bom. 


De qualquer forma, fiquei contente, pois estava me sentindo muito bem, sem praticamente nenhum cansaço e fiquei por alí conversando com Anderson Rodrigues, que esperava sua esposa, minha conterrânea Rose Melo, e aproveitei para fazer  estas fotos:

 Anderson Rodrigues
 Verônica Garcia
 Cristiane Souza Portela Povoas
 Rose Melo
Rose Melo e seu esposo, Anderson Rodrigues

Em seguida me dirigi ao local de entrega do chip e recebimento da medalha, por sinal muito bonita. Ei-la:
Finalmente fui para o local de entrega das frutas, mas só  tinha maçã e banana. Como não gosto  de comer banana à noite, peguei apenas uma maçã e uma garrafa de isotônico.
Na volta para a tenda ainda me encontrei com um velho conhecido dos treinos matinais, Carlos Alberto B. de Lima, também torcedor do Bahia e o registro não podia deixar de ser feito.
Carlos Alberto B. de Lima e eu.
Chegando à tenda reencontrei minha esposa Grace, que me parabenizou alegremente, mas já não estavam presentes a maioria dos amigos, pois muitos já tinham ido embora, especialmente os que só fizeram 5 km. Mesmo assim, algumas fotos ainda foram feitas, exibindo nossas merecidas medalhas:
 Grace e Daniela Moreira
 Eu e Aderaldo Goes
 Eu, Marcelo Sarno, Luis Eugênio e Antônio Fraga
 Luis Eugênio, Antônio Fraga, eu, Aderaldo Goes e Marcelo Sarno
 Sabrina Steckert e Allan azevedo
 Marcelo Sarno, Katia Maltez, Raymundo e Antônio Fraga
A tenda foi ficando esvaziada, de modo que decidimos ir embora, mas antes abraçamos nossos amigos e queridos treinadores presentes nesta foto:
 Danielmo, Priscila e Dielmo
Naquele momento era que a festa estava ficando boa, pois muitos corredores procuravam relaxar dançando e tomando uma cervejinha, fazendo a alegria dos muitos ambulantes.
No caminho de volta ainda encontrei um velho conhecido de outras corridas, Everaldo Pereira dos Santos, que tem o costume de tratar as pessoas por "meu pai", oportunidade em que nos cumprimentamos e o momento foi registrado com esta foto:
 Com Everaldo Pereira dos Santos
Lamentei muito não ter me encontrado com as amigas Ivone Teixeira e Luciana Ramos, de modo que faço minha homenagem a elas, postando esta foto. 
Luciana Ramos e Ivone Teixeira
Finalmente, por volta de 22:40 h,  fizemos uma boa caminhada até o local onde se encontrava o carro e  seguimos para casa,  com as bençãos de Nossa Senhora Aparecida e do Senhor do Bonfim.
Vamos q vamos e até a próxima, se Deus quiser......
 

2 comentários:

  1. Zé!
    Muito bom mesmo se relato.
    Através de Pataro (que também usava garmim) soube que a prova teve apenas 9.7 o que é realmente muito lamentável.
    O "bolo" do começo aliado à má iluminação e a camisa de manga longa de qualquer forma não favoreciam seu sub -1 (ainda que proporcionalmente)mas do jeito que você vai logo, logo na prova ideal você superará esta marca.
    Sei que você tá no caminho de ultra, treinando até em dois turnos...mas quando sentir que vai chegar o "dia" D, nada de correr cinquinho de manhã...tá..rs?
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Querido amigo, realmente foi uma pena não termos nos encontrado enquanto estávamos "parados", mas tb foi muito bom tê-lo encontrado correndo, literalmente! A Fila foi uma festa, mas foi uma prova complicada para quebras de RPs, tanto pela aferição errada do percurso quanto pela quantidade de pessoas na largada, correndo em apenas duas faixas da pista. Corridas Noturnas tem uma dinâmica e logística especias, deve ser complicado organizar. Mas essas provas são sempre um grande momento de confraternização entre os amigos corredores. Nos veremos na próxima, um grande beijo!

    ResponderExcluir