terça-feira, 9 de abril de 2013

1ª NUTRIRUN SOLIDÁRIA



Esta foi minha 42ª corrida oficial, na qual conquistei a 43ª medalha. A I NUTRIRUN SOLIDÁRIA foi idealizada e promovida pelos formandos de Nutrição do primeiro semestre de 2013 da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), com o objetivo de angariar fundos para a realização da formatura e, de uma forma inovadora, promovendo saúde e incentivando a prática de atividades físicas.

O local escolhido para realização do evento não poderia ser mais apropriado, pois  recaiu no  Parque Metropolitano de Pituaçu, ou simplesmente Parque de Pituaçu, que é a maior reserva ecológica  da cidade e um dos principais pontos de lazer e turismo, com remanescentes de  Mata Atlântica, fauna e flora diversificadas, além da beleza da Lagoa de Pituaçu (foto).
O que mais me motivou a participar desta prova, foi a presença de Fernanda Ferraresi Fernandes, a FFF, corredora paulista e que também escreve um blog no Jornal Corrida. Dessa forma, após sermos apresentados virtualmente por Roberta Palma, que é a proprietária do jornal, combinamos em fazermos a corrida juntos.
Quem também combinou em correr com a gente foi a amiga, repórter e blogueira Dart Andrade, que conheceu a Fernanda nesta mesma oportunidade.

 
Logo na chegada ao Parque encontramos o amigo germânico Thomas Kupfer, que também se juntou a nós.




Antes da largada encontrei o amigo e velho conhecido de tantas corridas, Everaldo Pereira dos Santos e aproveitamos para registrar nesta foto.


Encontrei também com o casal de amigos Alex Nascimento e Priscila que se juntou ao grupo para este registro.


Ainda houve tempo para mais estas fotos, fazendo alongamento e com o nosso grupo e as amigas Terezinha Amorim e Joelma.



Em virtude de minha máquina fotográfica haver apresentado um defeito, desta vez não atuei como "fotógrafo", de modo que as fotos deste post foram gentilmente cedidas pela amigas Dart, Fernanda, Terezinha e de outras fontes, inclusive dos organizadores do evento.

A largada ocorreu por volta de 7:55h, portanto com algum atraso, motivado, segundo o pessoal da FBA, pela demora no trabalho de abastecimento dos postos de hidratação, face a inexperiência dos organizadores do evento. Não obstante, esse fato não comprometeu o brilhantismo da festa, pois o trajeto é quase todo sombreado e não estava muito quente.

A volta no Parque de Pituaçu não é uma corrida difícil, mas não podemos dizer que é fácil, considerando que o piso é irregular e tem também algumas ladeiras, sendo pelo menos duas delas com mais de 500 m de extensão. Assim, apesar de ter ficado entre os últimos classificados, com o tempo de 01:43:16 num percurso 14.400 km, de acordo com informações dos organizadores (o real foi 13.730 km, pelo meu Garmin),  para mim foi um tempo razoável, uma vez que me condicionei a só correr em ritmo confortável e procurando me divertir. 

Certamente Fernanda Ferraresi, que é maratonista e inclusive está se preparando para participar de uma ultramaratona, tinha plenas condições de fazer um tempo muito melhor, mas a mesma preferiu seguir junto comigo até a chegada, o mesmo acontecendo com o amigo Thomas Kupfer e também o corredor Ubiraci Barreto, que conhecemos durante o percurso e fazia sua primeira prova em percurso superior a 10 km.

Quanto a nossa amiga Dart Andrade, a mesma se desgarrou do grupo logo nos primeiros metros, de modo que fez um tempo muito bom (01:29:50), tendo inclusive obtido o primeiro lugar em sua categoria. Parabéns!

A corrida em si de um modo geral foi muito boa para mim, Fernanda e Thomas, que aproveitamos para conversar e nos conhecer, cada um revelando fatos e histórias pessoais, ficando cada vez mais comprovado que correr é ótimo para fazer amigos e, sobretudo, se divertir. Isto é válido também para o amigo Ubiraci Barreto, que se juntou a nós na metade do percurso e fez questão de permanecer conosco até o portal de chegada. Esta foto foi feita por sua esposa, para registrar o momento.

Fizemos a festa!

Dart comemorou muito sua performance, dizendo que o "famoso" número de peito serviu de motivação!
 

 Ela mereceu!

Essas duas são muito divertidas:















Depois da corrida voltei a encontrar com o amigo Antônio Fraga, que fez um ótimo tempo nos "5 km", (00:16:06) que na verdade foram só 3,9 km e se juntou a nós para falarmos sobre o evento. 

De volta para casa, todos pegamos carona com Fernanda, que ainda teve a gentileza de nos "entregar a domicílio" Valeu amiga.




Por fim faço uma homenagem ao meu neto Guilherme Amâncio, que completou 11 meses de idade no dia 24/03 e que além de torcer pelo Bahêeeeea, certamente será um grande corredor......


Até a próxima, se o Senhor do Bonfim, Nossa Senhora Aparecida e o bom Deus permitirem........

8 comentários:

  1. Mentira!Não estou A-C-R-E-D-I-T-A-N-D-O!!!Maaaaaaaaaaaais eu amei de verdade...que legal!Jurando que é personagem do BLOG do SR....ai que luxo Sr. Amâncio!Foi um imenso prazer ter vivido isso tudo ...Vaaaaaaaaai Bahiiiiiia!!!
    QUE DELÍCIA...vou salvar,compartilhar,imprimir,divulgar...afinal uma das pautas do assunto foi que somos exibidos assumidos NÃO???hahahah, Obrigada meu querido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é sensacional, Fernanda! Sua alegria é contagiante. Pessoas como você fazem muito bem a todos que têm o privilégio de lhe conhecer. Esta corrida está inscrita no rol das inesquecíveis para mim. Valeu!!!

      Excluir
  2. Esta corrida foi maravilhosa e quem fez dela uma maravilha fomos nós Amâncio. Sempre é assim!!! Muito bom reencontrar o senhor e curtir junto com a Fernanda, sem falar nas novas amizades.

    Adorei, vamos combinar outras.

    Um abração e não coloca o neto no mal caminho não. Tadinho dele,vai sofrer torcendo para o Jahia....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado minha amiga Dart. Encontrá-la é sempre um prazer renovado. Você faz a festa! Qualquer dia destes nos encontraremos em outra corrida. Um abraço.

      Excluir
  3. Amâncio,
    Parabéns por mais uma corrida alto astral no currículo e pelo neto lindão.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Roberto! Valeu! Seu incentivo é sempre muito importante. Abraços.

      Excluir
  4. Olá Senhor Amâncio, agradeço pela referência e fico feliz pelo iniciativa do blog, tenha certeza que acompanha-lo tornou a corrida bem mais alegre e me serviu de incentivo para buscar alcançar metas ainda maiores. Abraços e espero encontra-lo em outras provas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ubiraci,
      Foi muito bom conhecê-lo e correr ao seu lado. Não é sem razão quando digo: Correr é bom para a saúde e ótimo para fazer amigos! Com certeza nos encontraremos em outras corridas. Abraços.

      Excluir