sexta-feira, 26 de julho de 2013

3ª MEIA MARATONA CAIXA DA BAHIA

Com Graciene Amâncio e Vânia Alecrim

Conquistei a 46ª medalha na 3ª Meia Maratona Caixa da Bahia,  minha 45ª corrida oficial, realizada em 21/07/2013 na orla de Salvador. Foi nesta mesma prova, edição do ano passado, que estreei na modalidade.

A Meia Maratona Caixa da Bahia chegou à sua terceira  edição consolidada como uma das principais provas de rua do Norte/Nordeste, que atraiu a Salvador atletas de ponta e uma multidão de corredores amadores.


Confesso que não estava motivado para participar este ano, mas resolvi de última hora, objetivando prestigiar o evento.

Com  efeito, meu desempenho foi ruim, comparando com as duas meias  que participei, motivado sobretudo pela falta de empenho e a decisão de não correr riscos de me machucar ou sofrer demasiadamente com o  forte calor que estava fazendo.


MEIA MARATONA DA BAHIA – RESULTADO


Nro
Nome
Modalidade
Categoria
Tempo
Pace
TEMPO LIQUIDO
RANKCAT
RANKTOT
RANKSEX
961
JOSÉ AMÂNCIO NETO
21k
M6569
02:52:46
07:50
02:44:27
19
918
754

Assim, enquanto que no ano passado cheguei com 02:28, mas acometido de fortes câimbras, este ano cheguei sem sentir nenhum desconforto, justificado pelo ritmo leve que imprimi durante todo o trajeto.

Desde que participei da Corrida Cidade de Aracaju no dia 17 de março passado, na qual sofri bastante com câimbras a partir de 18ª km, decidi que não vale a pena enfrentar tanto sofrimento e que é preferível correr em ritmo mais confortável e chegar bem.

Corrida para mim é diversão e oportunidade para reencontrar velhos amigos e se possível fazer novos. Nesta corrida tive a satisfação de rever a amiga Lia Campos, de Fortaleza, autora do blog Correndo o Mundo, que estava acompanhada de seu namorado Wilkie Martins e o corredor cearense Carlos Ednaldo e sua esposa Yara Moura, os quais foram apresentados a mim e minha esposa Graciene Amâncio, todos presentes nestas fotos.
Eu e Grace, Lia e Wilkie
Yara, Carlos Ednaldo, eu, Grace e Lia

Reencontramos também a amiga Taciana Calado, com sua "barriguinha" já bem avançada, toda feliz ao lado do seu esposo Robério.  Foi muito bom revê-los, como também os demais amigos do Sport Run club, que estão nas fotos abaixo.
Fraga, Alzenir, Katinha, Raymundo, Taciana e Robério
.
Fraga, eu e Grace
Denise, Elvira (maratonista), Katinha e Alzenir (maratonista)
Com Luis Brito (maratonista) e Robério

Outro encontro muito agradável, foi com Cristiana Dias, sergipana de Itabaiana, que além de conterrânea e corredora, tem o "privilégio" de conhecer minha terra natal, minha querida Pedra Mole, cuja rua principal está na foto abaixo!
Eu e Grace com Cristiana

Rua principal de Pedra Mole, minha terra natal. Muito tranquila!
Também encontrei a amiga e também blogueira Cassia Santana, que além do gosto pela corrida temos em comum o prazer de escrever sobre nossas participações nos eventos, divulgar nossas conquistas na batalha contra o sobrepeso e tentar motivar as pessoas a seguirem nosso exemplo.
Eu, Grace e Cassia
Da mesma forma tive o prazer de rever meu caro amigo maratonista Everaldo Pereira dos Santos, sempre esbanjando simpatia.
Com Everaldo
O aquecimento e alongamento que havia planejado fazer terminou não acontecendo e quando chegou a hora da largada eu, Vânia, Luis Brito e Palmira nos posicionamos no local errado, de modo que com esse "vacilo" ficamos presos entre os corredores que iam fazer os 5 e 10 km e nem notamos que o pessoal dos 21 km já havia largado. Assim, começamos com um atraso de 10 minutos, o que terminou sendo muito desagradável no final da corrida.



Eu, Luis Brito e Vânia: tranquilidade absoluta (Foto de Tomaz Neto)
A vantagem de termos encontrado a pista livre nos favoreceu e podemos fazer nosso aquecimento com toda tranquilidade, pois não cogitamos em momento algum correr em ritmo forte. Logo depois da passagem pelo Jardim de Alá, ouvi uma voz atrás de mim, dizendo que ia correr no meu ritmo. Para minha surpresa, era meu caro amigo Wilson, de Feira de Santana; então aproveitei para fazer esta foto.
Wilson, de camisa branca
A esta altura, nosso amigo Luis Brito já havia se desgarrado, alegando que o ritmo muito lento travava suas pernas. Palmira também seguiu em frente, determinada a fazer somente 10 km. Assim, seguimos eu, Vania e Wilson, sendo que este disse logo que ia correr no máximo 10 km. 

Pensei então em fazer algumas fotos dos amigos que ia encontrando, já fazendo o retorno dos 5 e 10 km, mas não fui muito feliz, pois a máquina começou a travar, certamente em virtude de ter pressionado algum botão inadvertidamente. Pena, pois as fotos não ficaram boas!


Suely Santos
 Rafael
 Ângela
 Terezinha

 Meu amigo maratonista, Anderson Rodrigues Leite
 Amiga Ellen Morado
Ultramaratonista Jeferson Pataro

Até chegarmos ao retorno dos 10 km, a pista estava movimentada, mas a partir daí ficamos praticamente sozinhos, o que tornou a corrida muito monótona, fato que possivelmente concorreu para nosso desânimo e quando chegamos ao km 9 e tivemos de fazer aquele cotovelo horrível, a coisa ficau pior ainda. Minha amiga Vânia reclamou muito do calor e da insensatez da organização, que não sei porque  razão preferiu fazer aquele "vai e volta", ao invés de seguir em frente e retornar próximo à Itapoã. Mas, não desistimos e mesmo num ritmo muito lento, conseguimos cruzar a linha de chegada,  lado a lado, com o tempo de 02:44,27 quase os últimos .  Ufa!


Com o sabor de fim de festa, pegamos nossas merecidas medalhas e retornamos à tenda na qual já não encontramos quase ninguém, restando tão somente os presentes nestas fotos.
Com César, Jânio e Vera Tri


Eu e Grace com o casal de maratonistas Rose Melo (sergipana) e Anderson Rodrigues e o amigo Nelson Trindade.

Não obstante o problema do calor e o "vai e volta" inserido no percurso, condenado pela maioria dos corredores, a 3ª Meia Maratona foi um sucesso. Não há absolutamente nada a reclamar no que diz respeito à hidratação, feita a cada 2 km e a distribuição de isotônico, em três pontos. Mesmo admitindo meu "vacilo", a largada a meu ver podia ser melhor organizada, separando o pessoal dos 21 km dos demais, de preferência com uma cor de camisa diferente, como aconteceu na edição passada.

Para coroar o sucesso, o vencedor do masculino foi novamente o baiano Giomar Pereira e Marily dos Santos, nossa quase baiana,  campeã do ano passado, obteve o 2º lugar no feminino.

Quenianas
Antes de retornamos para casa, tivemos o prazer de encontrar nossos vizinhos, amigos e tricolores, Ivon e Dayse. O registro foi feito. 
Eu e Grace, Dayse e Ivon

Até breve......

5 comentários:

  1. José Amâncio, que bela festa. Tenho certeza, após ler seu relato, que o evento foi um sucesso. Parabéns por mais uma meia maratona. E a conta vai aumentando...
    abraço e boas corridas.
    Helena
    http://correndodebemcomavida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Helena! Muito obrigado pelo incentivo. Então, quando vem a Salvador? Teremos a nossa primeira maratona em 01/09 e outra meia em 13/10. Que tal correr na "boa terra"?

      Excluir
  2. Excelente prova, testar novamente em Salvador e excelente lhe encontrar e conhecer sua esposa.
    Até a próxima!
    Lia

    ResponderExcluir
  3. Minha alegria é te encontrar em cada prova que participo, e não canso de espalhar que você é meu orgulho e também uso você como exemplo de saúde.
    Abraços,
    Ana Alice

    ResponderExcluir
  4. Veinho,como sempre ler seus textos é maravilhoso!Parabéns por mais essa conquista e muito obrigada pela força e companhia durante a prova.

    ResponderExcluir