terça-feira, 8 de novembro de 2011

BRASKEM eco RUN SALVADOR



CORRIDA BRASKEM eco Run, 06/11/2011
“Não atingi a meta de fazer um sub 60 nos 10 km, mas fiz meu melhor tempo: 1h:001m! 





Esta foi minha 26ª corrida oficial e aconteceu uma semana depois da Track & Field, que foi realizada no dia 30/10, de modo que não parei. Na segunda, 31/10 já estava de volta aos treinos, fazendo 6 km leves. Na terça fiz um treino de tiros. Como na quinta estava chovendo muito, treinei sozinho embaixo da marquise do Max Center. É saída que encontro para não interromper o treinamento.  
Na sexta, logo cedo, fui pegar o kit na Centauro do Salvador Shopping. Uma bela camisa e uma bonita sacola feita de produtos reciclados.
No sábado fui ao Jd de Alá encontrar-me com o pessoal do grupo e aproveitei para fazer um treino levinho, de 5 km, acompanhando minha amiga Eliana.
Acordei muito cedo no domingo, mas tive uma boa noite de sono, embalado pela espetacular vitória do meu Bahia, por 4x3 em cima do São Paulo e, o melhor, de virada, pois estava perdendo por 3x1.
Tive dúvida na escolha da camisa: minha vontade era vestir a camisa do Bahia, mas desisti pois pensei que podia dar azar, afinal o time ainda não está livre do rebaixamento.
Aventei a possibilidade de vestir a camisa do evento, mas terminei optando mesmo pela camisa do meu clube – Sport Run  Club. Fiz então um acordo comigo mesmo: se no dia 27/11, o Bahia estiver fora de perigo de ser rebaixado, eu farei a corrida da Farmácia Bompreço vestindo a camisa tricolor. 

Saí de casa por volta de 5h50m. Mais uma vez resolvi ir andando, afinal a distância até o Jd de Alá é de apenas 3 km. Gastei exatos 30 minutos. Fui direto pegar o chip e logo em seguida me dirigi à tenda do Sport Run Club. Desta vez não fui o primeiro a chegar, pois minha amiga Isabel Hora já tinha chegado, juntamente com o esposo e a filha.


Os treinadores Dielmo e Danielmo estavam sozinhos, pois a amável colaboradora Priscila não pode vir para este evento. Uma pena! Além do mais, fiquei sem quem tirasse as fotos com minha máquina, como de costume! 
Aos poucos foram chegando os amigos: Katinha e Raymundo, Luzia e sua filha Priscila, Elvira, Menezes, Sergio, Indira e Elbo, Celso, Marcio Fraga e a esposa, Eduardo, Paulo Cunha, Fabiano, Thiago Barroso, Ana Giffoni e o esposo, Rita, Cid, Fraga, Matheus Seixas,  etc. Tirei então as primeiras fotos, sempre dizendo: gente! preciso de autorização para postar no Facebook! 
Saí então para dar uma circulada pelas tendas e encontrei o amigo Edmundo Fraga, corredor da 3ª idade muito mais veloz e também com mais km rodados do que eu, acompanhado de seu filho, meu amigo Bruno Fraga. Registramos o momento com fotos.
Voltei a nossa tenda e logo iniciamos o alongamento. Instantes depois foi dada a chamada para a largada. 
Posicionei-me mais ou menos no meio dos corredores. Estava disposto a correr num ritmo forte, para mim, é claro, para tentar conseguir fazer um tempo inferior a 60m. Fiz o 1º km em 6m, o que foi bem razoável, haja vista o trânsito normal da largada.
Não vi a placa do 2º km, mas acho que mantive o mesmo ritmo. No primeiro ponto de hidratação, próximo ao Bompreço, peguei uma garrafinha bem gelada, mas acho que perdi alguns segundos. A esta altura o pessoal que estava fazendo os 5 km já estava de volta. Vi minha amiga Luzia e acenei com um – bôôra LU.... No 3º km estava com o tempo de 18m24s. Fui ultrapassado por Alfredo e Fabiano e depois por Elvira. Sabia que tinha que acelerar e foi o que fiz. Nem vi a placa dos 4 km. Na sede do Bahia, cruzei com Menezes, um dos  corredores mais velozes do nosso grupo, para quem acenei. Depois acenei também para Oliveira Edis, meu amigo do Facebook, que vinha logo em seguida. Acenei também para Alfredo, Fabiano e Celso.
Fiz algumas ultrapassagens, mas ao chegar ao 5º km, meu tempo era de exatos 30m. Estava na altura das quadras da Boca do Rioe parecia que o lugar do retorno não chegava nunca! Enfim cheguei no retorno e vi que tinha muita gente atrás de mim, o que me animou.
Ao passar pela frente do “esqueleto” do que já foi o BNB Clube, não pude deixar de lembrar o que aquele local já representou para mim. Naquele lugar já tomei muita cerveja, uísque, conhaque, cachaça e tudo que é bebida alcoólica! Graças a Deus agora estou livre desse vício e, além de água, a única bebida que me permito ingerir é  Gatorade, de modo que aproveitei para tomar alguns goles. Nessa hora agradeci a Deus e a Nossa Senhora Aparecida por ter colocado a corrida em minha vida e me dado oportunidade de renascer.
Desde o 4º km ia à minha frente uma jovem usando a camisa de uma concessionária de automóvel, a Grande Bahia. Forcei um pouco para ultrapassá-la e consegui, mas logo ela me ultrapassou novamente. Ficamos alternando. Tentei brincar, dizendo “Grande Bahia....”, mas ela não entrou na brincadeira!!!!Logo após o retorno ela ficou para trás.
Na Sede do Bahia, na Boca do Rio, passei pela placa do 7º km. Nesse instante meu tempo era de 43m. Comecei a achar que não ia conseguir. Mais um posto de hidratação, depois mais um gole de Gatorade. A frequência a esta altura estava acima de 135.
Na minha frente ia um rapaz de meia idade, um pouco acima do peso como eu. Resolvi ultrapassá-lo e consegui. Logo depois ele me ultrapassou. Vi que ele não estava disposto a ser superado pelo “vovô”! Ficamos então alternando. Depois visualizei minha amiga Fátima Monteiro, mas não consegui alcança-la. Creio que ela chegou uns 100 metros na minha frente.
Não tinha placa no 8º km, de modo que somente quando faltava 1,5km, ali no começo do Aeroclube, pude conferir meu tempo com segurança que era 51m:30s. Tinha que fazer o restante em menos de 8m:30s.  Faltando 1 km, na frente do Bompreço, o tempo já era de 55m. Fiz o que pude, mas cheguei com 61 m. Ainda não foi desta vez........
O rapaz acima do peso me ultrapassou no início da pequena rampa da chegada, mas nos últimos metros eu encostei e chegamos quase ombro a ombro. Com certeza ele saiu na foto, tirada pelo meu amigo, o fotógrafo Tomaz  Neto, mas que só verei depois.
Nesse evento senti falta de incentivo dos amigos na chegada. Não havia ninguém!!! Lembro apenas de ter visto France, amiga de minha filha Stella, que falou: bôôôra tio.... 


No final, quando ainda estava restabelecendo o fôlego, um rapaz veio parabenizar-me pelo meu desempenho. Pensei tratar-se de algum amigo de meus filhos, do qual não estava lembrado. O nome dele é Alexandre e disse que eu não o conhecia. Só estava me dando parabéns por achar que eu merecia e que estava dando um belo exemplo. Valeu  meu jovem!


Voltei à tenda e ainda tiramos algumas fotos, todos ostentando suas merecidas medalhas. Lá tive o prazer de reencontrar a amiga Cris e sua filhinha Duda, que foram nos visitar. 


Vamos que Vamos! Até próxima corrida, que será em 27/11/2001, se Deus quiser.....
Acesse o link abaixo para ver mais fotos:

8 comentários:

  1. Parabéns Amâncio. Estou ficando preocupado.
    Nesse ritmo logo vc me ultrapassa.
    (10 Km em 61 minutos !!!?? ).
    Seu relato também está ótimo.
    Um forte abraço e ......vamos que vamos......
    Osmir de Piracicaba -SP-

    ResponderExcluir
  2. Valeu meu amigo Osmir! Seu incentivo é muito importante para mim. Muito obrigado. Vamos que vamos. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    --ooO--(_)--Ooo--
    José obrigado pela visita volte sempre amigo, já estou te seguindo no seu blog e sempre virei aqui para ver as novidades...Não importa se vc nào quebrou o seu recorde nessa prova o mais importante é vc ter terminado inteiro e concluído a prova...com certeza na próxima vc conseguirá, estarei torcendo por ti...

    Bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Jorge! muito obrigado pelo incentivo! Valeu mesmo. Foi muito bom ter encontrado você.

    ResponderExcluir
  5. parabéns Campeão.. gostava eu com a minha idade ter a sua Juventude e força... fiquei seu fã.. Parabéns

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigado pelo incentivo Carlos!Você é um grande campeão!

    ResponderExcluir
  7. Ola!
    Parabéns pela prova e relato. Deu para sentir o clima da corrida nele e pelo visto o sub-60 chegará a qualquer momento.
    Agora não acho que deva esperar a fuga do rebaixamento para começar a usar a camisa do seu time de coração. Quando a gente casa é pro bem e pro mal independente da "classe/divisão" a que pertença o nosso amor.
    Abraços e muito sucesso em seu "novo" jeito de encarar a vida, estas experiências realmente precisam ser divididas para servir de exemplo, quiçá de luz-no-fim-do-túnel para outras pessoas.

    ResponderExcluir
  8. Olá Roberto,
    Agradeço pelo incentivo. Infelizmente sou um torcedor "meio sem convicção" e só gosto de "dá a cara" quando meu time ganha! Minha mulher e meus amigos "pegam no meu pé" por causa disso! Fazer o quê?????
    De fato, quando resolvi divulgar minhas experiências foi justamente com essa intenção: servir de exemplo. Acho que se uma única pessoa resolver mudar de vida se espelhando no meu caso, já terá valido a pena.
    Você mesmo é um exemplo a ser seguido!

    ResponderExcluir