quinta-feira, 18 de outubro de 2012

3ª MEIA MARATONA IGUATEMI FAROL A FAROL

CONQUISTEI MINHA 37ª MEDALHA

Foi neste 14 de outubro de 2012 na 3ª Meia Maratona Iguatemi Farol a Farol, na qual fiz o tempo extra-oficial de  02:25:35. 

Infelizmente a Chiptiming, responsável pela cronometragem do evento, teve problemas com o uso dos chips e meu tempo oficial não foi registrado, o que foi lamentável. A mesma emitiu a nota que pode ser vista acessando o link abaixo:







A Meia Maratona Farol a Farol,  recebeu este nome porque a largada é no Farol da praia de Itapuã e a chegada no Farol da praia da Barra. Sem sobra de dúvidas é a mais charmosa do Norte/Nordeste, pois tem o seu percurso todo na bela orla marítima da capital baiana.

Logo cedo me dirigi ao Farol da Barra, para me juntar ao grupo que utilizaria o transporte fretado para nos levar ao local da largada em Itapuã. Fui o primeiro a chegar, de modo que ainda pude ver o nascer do sol naquele belo cenário. 

 Mesmo assim cheguei tarde para acompanhar a largada dos amigos do Grupo Salvador Pro-Maratona, os quais encontrei já subindo a ladeira do Cristo. Acenei para eles mas não fui visto. Gostaria muito de ter participado destas fotos, feitas ainda no escuro da  madrugada



Os guerreiros: Roberto Encarnação, Pataro, Gil, Deja, Carlinhos, Joel, Valdir, Ivone, Marcelo, Vanuza, Admilson, Van e Ângel. Parabéns amigos!

Aos poucos os (a) companheiros (as) foram chegando e por volta de 5:30h conseguimos nos reunir para registrar o momento nesta foto.
 Galera do Sport Run: Menezes, Rafael, Renata, Elvira, Katinha, Alzenir, Nelson, eu, Fraga, Alfredo e Thiago (abaixado)

Seguimos então para Itapuã, pela avenida Paralela, onde chegamos pouco depois das 6h. Lá já encontramos uma boa quantidade de corredores, inclusive alguns do nosso clube, com os quais tirei  as fotos abaixo:
Com amigos corredores veteranos
Com Januário Megale
Com William Satiro, Gulherme Quintela, Verônica Garcia, Bruno Simoni e ...
 Com Samuel Moreira
Depois de um breve aquecimento com as amigas Palmira Farias e Vânia Alecrim, fomos dar uma volta pelos arredores momento em que me encontrei com mais alguns amigos, presentes nestas fotos.
...Cris Herbele, ..., Palmira, Vânia e ..., na fila do sanitário
Casal Oliveira Edis Nei e Cris Herbele e amigas
Meu amigo Bruno Fraga
Guilherme Quintela, eu, Edna Pio Pio e amigos de Feira de Santana



Foto especial com nossa querida amiga Luzia Bastos, seu esposo Reinaldo e sua filha Priscila.
 
Depois de confraternizar rapidamente com os amigos maratonistas do Grupo Salvador Pro Maratona, encabeçado pelo ultramaratonista Roberto da Encarnação, com os quais fiz as fotos abaixo, nos posicionamos para a largada, que aconteceu por volta de 7:07h.



Mais uma vez eu, Amabel Oliveira, Anna Paula Garcia, Ellen Morado, Palmira Farias e Vânia Alecrim combinamos seguir juntos, num pace médio em torno de 7m o km, tendo em mente o ensinamento do ultramaratonista e triatleta baiano Norval Cruz: “o que exaure não é a distância e sim o ritmo inadequado que você imprime”.
Norval Cruz
 E assim pensando, lá fomos nós, devagarinho, divisando no horizonte o então longínquo Farol da Barra. Naturalmente fomos ultrapassados por vários corredores apressados, mas não nos influenciamos na tentativa de alcançá-los e seguimos em nosso ritmo, a não ser Ellen Morado que se desgarrou logo nos primeiros kms e seguiu em disparada. A amiga Palmira Faria, por sua vez preferiu seguir num ritmo mais lento. Como estava confortável , resolvi fazer algumas fotos. Ei-las



Anna Paula, Vânia e Amabel. Pela fisionomia das mesmas, se vê que a corrida estava uma maravilha!

Anna Paula "arrasou" e sorriu o tempo todo. Beleza!
Amabel, confraternizando com uma corredora. 
 Uma assessoria esportiva nos presenteou com esa foto. Maravilha!

A temperatura estava amena pois o sol foi encoberto por algumas nuvens e ainda contávamos com a brisa fresca do mar. O começo não podia ser melhor e estávamos muito satisfeitos.

Momento em que alcançamos minha amiga Suely Santos, na altura da sede do Bahia, na Boca do Rio.
Eu e Suely na frente da Sede do Bahia.
No Aeroclube.
Também alcançamos minha amiga Luciana Ramos, que seguia em ritmo confortável e muito animada.

Eu, igualmente, estava muito bem.


Passagem pelo Aeroclube. A animação de Anna Paula é permanente!
 


Luciana na Praia de Armação. Que beleza de cenário!
Quase metade da corrida, na Praia de Armação, momento em que Amabel se desgarrou e seguiu num ritmo mais forte. Eu, Vânia e Ana Paula permanecemos no mesmo ritmo. Ponto positivo para o quesito hidratação que a meu ver foi perfeita, com água a cada 2,5 km e isotônico a cada 7 km. 

A todo instante eu ia informando quanto ainda faltava e assim fomos nos divertindo nas passagens por locais muito conhecidos em nossos dias de treinos - 3ª ponte, circo Picolino, Boca do Rio, Sede do Bahia, Aeroclube e por aí vai....

Depois do Aeroclube Amabel se desgarrou e seguiu num ritmo mais forte, o que já era esperado, pois ela é com certeza mais rápida, tanto que fez o tempo de 2:22h.  


Chegando ao Jd de Alá, portanto na metade da corrida.
Na altura da Perini, na Pituba, encontramos o nosso amigo Luis Brito que havia desistido da prova em face de uma contusão. Após conversarmos com ele, seguimos em frente.
Alcançamos o amigo Edmundo Fraga, na altura do Largo das Baianas, em Amaralina
Mais um amigo corredor alcançado, na praia de Amaralina
Anna Paula segue na frente, ainda na Praia de Amaralina, próxima ao Rio Vermelho. Demonstrava estar muito bem.
Foto tirada de costas. Estava me divertindo!
Acelerei para alcançar Anna Paula e esta corredora, que aproveitamos para cumprimentá-la.
A mesma se encarregou de tirar esta foto minha e de Anna.
O percurso mais difícil da prova foi na altura do Rio Vermelho, pois além do piso muito ruim o calor aumentou muito  por se tratar de um trecho sem ventilação. Aí foi providencial o fato de eu ter levado meu cinto de hidratação com água e Gatorade e também o apoio do Sport Run Club, disponibilizando isotônico. 


 
 Alegria contagiante de Anna Paula, após passar pelo Largo da Mariquita no Rio Vermelho, quando estava faltando somente "cinquinho" km!!

Vamos q vamos! Quase chegando.......



Enfim chegamos! Eu e Anna Paula lado a lado, recebemos os aplausos dos amigos do Sport Run Club. Foi sensacional! 

Cruzei a linha de chegada com o tempo de 00:2:25 h. Missão cumprida! 

Obs. Chiptiming não cronometrou o meu tempo, mas dá para fazer uma comparação com o do corredor que chegou ao meu lado, visível nesta foto, Anderson Fontoura, Número de peito 325, cujo resultado foi este: 02:25:36 (tempo líquido), ritmo 06:56, classificação geral 502.  Vide abaixo.

 

Após encontrar minha esposa, Graciene Amâncio, permaneci alguns instantes no local confraternizando com amigos.
Encontro com a amiga, jornalista Dart Andrade



Retorno a tenda do Sport Run Club para confraternização com os amigos.

Meus amigos e treinadores Dielmo e Danielmo. Valeu! 
Família Sport Run Club reunida. Não tem preço!

Mais algumas fotos para registrar.

 
Esta foi uma corrida  maravilhosa e fiquei cada vez mais convencido de que é preciso treinar com afinco e no dia da corrida seguir o planejamento. Fazendo assim não tem erro. 

Utilizei esta Meia Maratona para celebrar o meu 4º ano de abstenção total de quaisquer espécies de bebidas alcólicas. A respeito, escrevi um texto que foi veiculado no meu blog no Jornal Corrida. Confira acessando o link abaixo:





Até a próxima se Deus, o Senhor do Bonfim e Nossa Senhora Aparecida permitirem....



5 comentários:

  1. Parabéns meu amigo, seu nome não é José Amancio, seu nome é: Superação.
    Boas Corridas

    ResponderExcluir
  2. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    --ooO--(_)--Ooo--
    Caro amigo José boa noite, meus parabéns pela sua 37 medalha conquistada, continue focado nos treinos que daqui a pouco vc terá muito ainda...Esta meia foi showww com bastantes amigos as fotos ficaram showwww.
    Um forte abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  3. Amâncio!
    Parabéns pela corrida e pelo aniversário.
    Por sua chegada na Barra e também pelas fotos (O Pinguim que se cuide) dá pra ver que foi tranquilo...
    Vc é um exemplo!
    Que pena que nao vimos seu aceno. Com certeza todos ficariam ainda mais animado com o encontro.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Mais uma vez Amâncio.
    Correr na nossa idade é mais divertir e portanto vc impôs um ritmo correto. Rir, curtir a brisa e correr.
    Agora ninguém segura mais o amigo Amâncio.
    Muito bom o relato e fica para mostrar aos netos.
    E Vamo que vamo.

    Abraços.
    Osmir

    ResponderExcluir